PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

OAB Niterói abordou ‘A importância da Mediação e Conciliação para a Advocacia’ em palestra no dia 13 de agosto


A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, realizou palestra no último dia 13 de agosto com foco na “Importância da Mediação e Conciliação para a Advocacia”.

Promovido pela Comissão de Mediação e Conciliação de Conflitos, que tem à frente Jocelin Nery, evento aconteceu no auditório da entidade, com abertura. Como cerimonialista, Flávia Cristina Rosário, procuradora da OAB Niterói.

A mesa foi composta por Pedro Gomes, a vice-presidente Matilde Slaibi, Júnior Rodrigues, tesoureiro da OAB Niterói e diretor-geral da ESA; o desembargador aposentado Nagib Slaibi, Jocelin Nery, Luciano Santana, presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Saúde; Alessandra Gleisi, delegada da Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica, e as juízas Cláudia Siqueira, da 5ª Vara do Trabalho de São Gonçalo, e Rosana Navega, do Juizado Especial Criminal de Niterói.

Na abertura Pedro Gomes destacou:

“A advocacia ainda demonstra receio em utilizar a mediação. Por isso, eventos como esse são cruciais para desmistificar a prática e quebrar paradigmas.”

Ele afirmou que “a advocacia tem que conhecer a mediação, pois é o caminho”.

Também ressaltou que em países desenvolvidos, a mediação é frequentemente usada como porta de entrada para o Judiciário. E concluiu: “o advogado tem que estar atento a essas mudanças”.

Jocelin Nery exaltou:

“Como presidente da Comissão de Mediação de Conciliação de Conflitos, estou extremamente satisfeita e feliz com o evento da comissão realizado no último 13, no qual foram abordados a conciliação e a medição como um fator importante para a advocacia. Foi um encontro muito esclarecedor e produtivo, que trouxe novas perspectivas sobre o tema.”

Evento teve como expositores: Nagib Slaibi, com o tema “Mediação no Esporte”; Júnior Rodrigues, “Mediação na Educação”; Luciano Santana “Conciliação no Esporte”; a juíza Cláudia Siqueira, “Mediação e Conciliação na Justiça do Trabalho”, a juíza Rosana Navega, “Mediação no Processo Criminal”, e Alessandra Gleisi, “Mediação e Violência Doméstica”.

No encerramento, a vice-presidente Matilde Slaibi trouxe à tona o “Lema do Psicodrama”, de Jacob Levy Moreno, e a frase de Lacan “O Outro não existe, sou eu”. Sua fala convidou os presentes a refletirem sobre o sentido profundo da empatia e da alteridade na mediação: trocar os “olhos” com o outro é mais do que compreender seu ponto de vista — é reconhecer que, ao olhar para ele, também nos vemos refletidos. ‘Na psicanálise, como destacou, o outro é, em parte, uma construção nossa, moldada por experiências, desejos e fantasias’.

Essa reflexão final sintetizou o espírito do encontro: para mediar e conciliar com eficácia, não basta aplicar técnicas jurídicas; é preciso acolher, compreender e se permitir ser transformado pelo olhar do outro.

Estiveram presentes inúmeros conselheiros, presidentes e delegados de comissões da OAB. Também: o vereador de Niterói Raphael Costa, Ciro de Holanda, Subsecretário Executivo da Prefeitura de Niterói, e a juíza Isabelle Scisinio, da 3ª Vara Cível de Niterói.

Evento contou com as parcerias: Comissão OAB Jovem, Comissão Artística e Cultural, Comissão de Esporte, Lazer e Saúde, Procuradoria-geral OAB Niterói, Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica.

Apoio: Clínica de Reumatologia e Fisioterapia Reumatos, BYO Terapia Imunológica e Imunização, Cacau Noir e Asa Light – Refeições Congeladas.

Fotos: @liliandacosta_

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaoabniteroi #cfoab


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".