5ª Conferência aprova diretrizes para o novo Plano Municipal de Cultura de Niterói

Mais de 1.200 representantes da sociedade civil participaram da 5ª Conferência Municipal de Cultura que terminou no último sábado (06).…

Mais de 1.200 representantes da sociedade civil participaram da 5ª Conferência Municipal de Cultura que terminou no último sábado (06). O encontro debateu e deliberou uma série de propostas e diretrizes da política cultural da cidade, entre elas, a aprovação do novo Plano Municipal de Cultura que será encaminhado ao Legislativo do município.

O Plano Municipal de Cultura é o instrumento que dá as diretrizes para a gestão das políticas públicas da cultura da cidade. É um plano decenal e ferramenta fundamental para a consolidação de um modelo democrático de gestão da cultura, envolvendo a população e o poder público em sua formulação. Para o secretário Municipal das Culturas, Leonardo Giordano, retomar as atividades da Conferência foi uma grande conquista para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura da cidade:

“A Conferência teve início em novembro de 2019, com o Seminário Internacional Cultura e Democracia, e continuou até março de 2020, com etapas setoriais, territoriais e temáticas para debater propostas para o Plano. Em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, as atividades foram paralisadas. Esse esforço de retomar a ação é um grande passo para garantir a cultura enquanto direito na cidade. A Secretaria atuou junto ao Conselho e as setoriais para auxiliar e construir essa necessária atividade,” afirmou o secretário Leonardo Giordano.

Entre as propostas mais votadas e aprovadas, estão: descentralização da cultura: visando a quebrar a hegemonia dos equipamentos públicos culturais da Região Centro-Sul; a descentralização do orçamento da cultura da cidade de Niterói com base nas Zonas Especiais de Interesse; o arquivamento e divulgação da produção cultural de Niterói, organizada em site institucional com capacidade de acumular informações culturais da cidade, resultante de participação e colaboração do Conselho Municipal de Políticas Culturais representando a sociedade civil; a criação de  um programa de fomento a participação da população de pessoas com deficiência (PcDs) nos espaços e políticas culturais na cidade e  a criação de  cursos profissionalizantes na área de Artes.

Para ler o documento com as 15 propostas gerais mais votadas e todas as específicas para o novo Plano Municipal de Cultura, basta acessar: http://culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br/conferencia-municipal

Foto: Luana Bonone

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top