
Saúde da mulher: Niterói se mobiliza para Dia Delas

Em prol do cuidado à saúde das mulheres de Niterói, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar mais um Dia Delas. No dia 26 de julho (sábado), das 8h às 17h, todas as unidades vinculadas à Atenção Primária à Saúde (APS) abrirão suas portas, e estarão inteiramente dedicadas à saúde da mulher, à prevenção e ao combate do câncer de colo de útero, e à conscientização da doença, seus sintomas, tratamentos e vacinação.
A ação acontecerá no dia 26 de julho (sábado) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Módulos do Programa Médico de Família, das 8h às 17h.
No Dia Delas, além de orientações e de um acolhimento integral e humanizado, os atendimentos e serviços ofertados incluirão: coleta de exame preventivo (Papanicolau); realização de exame clínico das mamas; solicitação de mamografia; vacinação; e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, reforçou o convite às mulheres da cidade, salientando a importância do acompanhamento da saúde feminina por todo ano, de maneira ampliada.
“Cuidar da sua saúde é um ato de amor próprio e de autocuidado, então aproveite este Dia Delas para reforçar esse cuidado, faça os exames preventivos e busque orientação profissional, pois sua saúde também é prioridade. Reserve esse dia para se olhar com carinho, e participar dessa ação em prol da saúde das mulheres em nossa cidade”, salientou a secretária.
Para as mulheres, entre 25 e 64 anos, é necessário realizar o exame citopatológico (Papanicolau). Se a lesão precursora for identificada, a paciente deve ser encaminhada para colposcopia, exame ginecológico em que será analisado o colo do útero através de uma lente de aumento e em seguida, o médico aplicará substâncias que irão ressaltar as alterações de superfície do colo do útero.
O vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF), Alan Castro, enfatiza a importância dos exames preventivos, que fazem total diferença no acompanhamento da saúde feminina.
“O exame preventivo é seguro, rápido e pode detectar alterações antes que a doença se desenvolva, mesmo o câncer de colo do útero sendo uma doença silenciosa, ele pode ser evitado e detectado através desse simples exame. Então aproveite o Dia Delas, procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência, e lembre-se, a prevenção é um gesto de coragem e cuidado”, reforçou o vice-presidente.
“Estamos convocando todas as mulheres para estarem presentes no dia 26, em uma programação especial totalmente voltada para elas. Será um momento de cuidado, com serviços de saúde exclusivos para o público feminino, além de atividades pensadas com foco no bem-estar da mulher. É fundamental que cada mulher compreenda a importância de cuidar da própria saúde. Muitas vezes, são elas as cuidadoras de toda a família — e, por isso, precisam de um momento para olhar para si. Venham, participem, esse momento é todo de vocês”, afirmou Maria Célia Vasconcelos, Diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde).
O câncer de colo de útero – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre a população feminina e está relacionada à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papiloma vírus Humano), especialmente o HPV-16 e o HPV-18. Por isso, é sempre necessário reforçar a importância da prevenção.
Público alvo da vacinação contra o HPV, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde:
– Meninas e meninos de 9 a 14 anos (13 anos, 11 meses e 29 dias);
– Homens e mulheres transplantados;
– Pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia;
– Vítimas de violência sexual;
– Jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids.
Serviço: Dia Delas
Data: 26 de julho
Horário: 8h às 17h
Locais: Todas as Unidades Básicas de Saúde e Módulos do Programa Médico de Família. Para ver os endereços clique em Unidades Básicas de Saúde ou Módulos do Programa Médico de Família
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".