PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Agenda Acadêmica UFF/SNCT 2025 celebra os 65 anos da universidade com ampla programação científica e cultural


A edição de 2025 da Agenda Acadêmica UFF/Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) reuniu, entre os dias 20 e 26 de outubro, centenas de atividades voltadas à divulgação científica, cultural e extensionista em diversos campi da Universidade Federal Fluminense. O evento, que neste ano celebrou também os 65 anos da UFF, foi um importante espaço de integração entre a universidade e a sociedade, promovendo debates sobre o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

“Encerramos com êxito mais uma Agenda Acadêmica. Este ano foi ainda mais especial, pois celebramos os 65 anos de história da UFF, uma trajetória de excelência e inclusão social, que se integrou perfeitamente nesta edição. Foram dias intensos de atividades que floresceram em todos os nossos campi, que se transformaram em um verdadeiro palco aberto de conhecimento. O diálogo efetivo com a sociedade foi a tônica, consolidando, mais uma vez, o papel da UFF como um patrimônio público essencial para a construção de um futuro mais justo, sustentável e equitativo”, afirma o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

De acordo com a professora Geralda Marques, presidente do comitê organizador, a edição de 2025 teve uma  expressiva participação das comunidades interna e externa. Ao todo, foram 821 atividades inscritas e 46.992 participantes cadastrados, números que representam um crescimento considerável em relação aos anos anteriores. “A cada edição percebemos o aumento do engajamento da comunidade acadêmica e do público externo. Em 2025, todos os campi se mobilizaram, inclusive os fora de sede, com programações diversificadas que também celebraram os 65 anos da nossa universidade. Foi uma grande demonstração de pertencimento e orgulho de ser UFF”, destaca.

O professor Márcio Cataldi durante a palestra de abertura da Agenda Acadêmica UFF/SNCT 2025, no NAB, sobre o tema “Planeta Água”. Foto: Reprodução

O professor Márcio Cataldi durante a palestra de abertura da Agenda Acadêmica UFF/SNCT 2025, no NAB, sobre o tema “Planeta Água”. Foto: Reprodução

A professora ressalta que a Agenda Acadêmica UFF/SNCT 2025 foi inteiramente dedicada à comemoração dos 65 anos da universidade, reforçando seu papel como espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade. A abertura oficial ocorreu no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), em Niterói, com a presença do vice-reitor professor Fábio Barboza Passos, palestra do professor Márcio Cataldi sobre o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” e apresentação do Quarteto de Cordas da UFF.

As pró-reitorias da universidade também tiveram um papel de destaque na programação. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) promoveu uma programação voltada à saúde, inclusão e bem-estar estudantil, com vivências, debates e oficinas. Já a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) participou com atividades que destacaram o ensino, a formação docente e o protagonismo estudantil, reunindo milhares de estudantes e docentes em ações presenciais e remotas.

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), por sua vez, trouxe uma programação dedicada à iniciação científica e à inovação. As atividades incluíram as apresentações dos seminários Pibic, Pibiti, PIBInova, Pibic-EM e Pibiquinho, realizadas em diferentes campi da UFF, além da participação na abertura oficial do evento e no UFF nas Praças.

Por fim, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) integrou a Agenda Acadêmica e a 29ª Semana de Extensão da UFF com atividades voltadas à orientação profissional de estudantes do ensino médio no Noroeste Fluminense. Os projetos “Conversas sobre Informação Profissional” e “Conversas com Normalistas” promoveram palestras e visitas guiadas no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (Infes), envolvendo mais de 300 alunos de nove colégios da região.

Estudantes do ensino médio participam do projeto Conheça a UFF, com visitas guiadas e atividades interativas nos campi da universidade. Foto: Reprodução

Estudantes do ensino médio participam do projeto Conheça a UFF, com visitas guiadas e atividades interativas nos campi da universidade. Foto: Reprodução

Um dos destaques da programação foi a participação do projeto Conheça a UFF, que levou mais de 2 mil estudantes do Ensino Médio aos campi da universidade, proporcionando visitas guiadas, experiências científicas e contato com professores, pesquisadores e alunos da UFF. Segundo o coordenador do projeto, Rodrigo Tadini, todos os estudantes foram acolhidos em sua diversidade — incluindo aqueles com deficiência, mobilidade reduzida ou necessidades específicas de aprendizagem —, assegurando um ambiente acessível, respeitoso e participativo. “Cada palestra, roda de conversa e visita guiada foi planejada para promover não apenas o contato com os cursos e as áreas de conhecimento, mas também o diálogo, o pertencimento e a inspiração para a construção de novos projetos de vida. Obrigado a todos que participaram e ajudaram a tornar este momento inesquecível”, celebra.

Outro momento marcante foi o UFF nas Praças, realizado no dia 25 de outubro, na Praça Juscelino Kubitschek, no Centro de Niterói. O evento reuniu cerca de 50 tendas com projetos e iniciativas da universidade, incluindo uma dedicada especialmente à comemoração do aniversário da UFF. A abertura contou com a presença do reitor e apresentação da banda Aversão. A população também pôde participar de ações de saúde, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além de atividades culturais e educativas.

Tendas do UFF nas Praças apresentaram projetos e uma exposição em homenagem aos 65 anos da UFF, na Praça JK, em Niterói. Foto: Reprodução.

Tendas do UFF nas Praças apresentaram projetos e uma exposição em homenagem aos 65 anos da UFF, na Praça JK, em Niterói. Foto: Reprodução.

A Tenda Principal do UFF nas Praças apresentou uma exposição fotográfica em homenagem aos 65 anos da UFF, com imagens de Niterói e dos campi de Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda, Angra dos Reis e Oriximiná, além de registros da Fazenda de Cachoeiras de Macacu, da unidade de Iguaba Grande, do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) e do Hospital Veterinário (Huvet). “A tenda foi um sucesso absoluto, assim como os demais estandes, que mostraram projetos de alto nível e permitiram à população conhecer parte da produção científica da universidade. Este é o espírito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: popularizar o conhecimento e levar a ciência até o povo, ultrapassando os muros da universidade”, conclui a professora Geralda.

 


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário