Aluna da UFF conquista 22º Prêmio Destaque CNPq como bolsista de Iniciação Científica – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Aluna da UFF conquista 22º Prêmio Destaque CNPq como bolsista de Iniciação Científica


A estudante do curso de Farmácia da UFF, Nathália Marinho, recebeu o 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo seu trabalho desenvolvido como bolsista de Iniciação Científica no Laboratório Peter Sorensen de Química Analítica. A premiação aconteceu durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada entre os dias 13 e 19 de julho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife.

O projeto “Desenvolvimento de filamento condutor modificado com metal para fabricação de sensor eletroquímico por impressão 3D” teve orientação do professor Rafael Dornelas, do Departamento de Química Analítica da UFF, e foi selecionado como ganhador do prêmio na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, a partir de critérios como a originalidade e inovação, relevância e qualidade do relatório final.

De acordo com o pesquisador, os sensores desenvolvidos por impressão 3D podem ser aplicados em diversos setores, incluindo a indústria, para controle de qualidade em linhas de produção. Os dispositivos também podem ser utilizados no monitoramento ambiental para detecção rápida de poluentes em água. Dentro do ambiente acadêmico, eles podem ser utilizados como uma plataforma acessível e prática para o desenvolvimento de novas metodologias e, ainda, a sua portabilidade permite a realização de análises de campo em locais remotos ou com infraestrutura limitada.

A bolsista de IC comenta que a sua trajetória na universidade tem sido marcada por muito aprendizado, desafios e descobertas, e que a sua principal motivação para desenvolver o projeto foram as infinitas possibilidades que a união entre eletroquímica e impressão 3D  oferece para detectar e quantificar analitos orgânicos e inorgânicos que são de interesse farmacêutico e ambiental.

“Desde o início da graduação, encontrei na UFF um ambiente acolhedor. A universidade e o curso de Farmácia me proporcionaram estrutura para que eu me desenvolvesse na pesquisa e nos estudos. Meu orientador sempre levou em consideração todas as minhas ideias, inclusive a de trabalhar com eletroquímica na impressão 3D. Além das diversas formas que podemos criar sensores utilizando a impressão 3D,  a junção desta tecnologia com a eletroquímica permite criar sensores de baixo custo com potencial aplicação em áreas da saúde, meio ambiente e controle de qualidade”, compartilha Nathália.

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica conta com a colaboração da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Dornelas explica que esta é a segunda ocasião em que a UFF é agraciada com o prêmio na área de Exatas em suas 22 edições, o que evidencia a produção de ciência de qualidade e coloca a UFF em destaque no cenário nacional.

“Atuar como orientador de trabalhos premiados demonstra que estou trilhando o caminho certo na formação de futuros pesquisadores de excelência. Como pesquisador, sinto-me muito orgulhoso em saber que nossa pesquisa em impressão 3D é reconhecida como relevante e inovadora em âmbito nacional. Para a UFF, este é um resultado histórico, pois é a primeira vez que o Departamento de Química é contemplado nessa premiação”, expõe  Rafael.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".