Arte na Rede segue levando arte às redes sociais em tempos de isolamento social

Com teatros e equipamentos culturais fechados, devido à pandemia de Covid-19, a melhor opção para o público são as lives...

Com teatros e equipamentos culturais fechados, devido à pandemia de Covid-19, a melhor opção para o público são as lives e os programas transmitidos online. Em Niterói, a prefeitura oferece o projeto Arte na Rede, sempre com conteúdos variados para entreter o público neste momento de quarentena.

Nesta semana, de 18 a 22, o público vai poder conferir uma ampla e diversificada programação virtual com apresentações de vários gêneros e para todas as idade. De música a teatro, passando por dança, aulas de Yoga e podcasts sobre produção cultural, o público de casa ganha muitas opções de entretenimento. A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais (YouTube, facebook e instagram) @culturaniteroi.

O Arte na Rede começa a semana na segunda-feira, 18, às 11h, com a oficina “Confeitaria Acessível”, apresentada por Adelia Sant’Anna. Confeiteira formada em gastronomia e estudante de nutrição, Adelia criou essa oficina pensando nas mães que estão em casa com seus filhos. A ideia é ensinar receitas interativas com a participação das crianças na confecção de comidas criativas e nutritivas ao mesmo tempo. Às 16h, os dançarinos Hebert e Diogo mostram o “Dance Move”, trabalho baseado no Hip-Hop. Para a dupla, dançar o Hip-Hop significa estar em movimento em prol da liberdade, pois essa dança proporciona um encontro, com o prazer de desenvolver a criatividade a cada movimento. O Hip-Hop já se tornou um hábito em suas vidas, uma cultura que pretendem espalhar por toda a cidade, por meio de gestos, movimentos e equilíbrio corporal.

A programação de terça-feira, 19, tem início às 15h com “Brincando de Ballet”, apresentação de Juliana Carneiro, artista do grupo Lekolé. Às 18h, o ator Marcell Barbosa traz a sua interpretação para fragmentos de quatro obras de um dos maiores escritores do século XX, Samuel Beckett, Nobel de Literatura e tido com um dos autores fundamentais do movimento que ficou conhecido como Teatro do Absurdo. Os textos que serão apresentados como parte do projeto “Quarteto num Quarto de Quarentena”, são: “Não Eu”, “Dias Felizes”, “Esperando Godot” e “Fim de Partida”. Ator formado no Tablado, Marcell Barboza, em mais de 15 anos de carreira, já atuou para nomes como Bernardo Jablonski, Cininha de Paula, Ricardo Sanfer e Raul Tolledo. Seu último trabalho foi o espetáculo “Na Linha do Mar”, de Anselmo Fernandes. Além de temporadas nos principais teatros do RJ, já teve participações em novelas, comerciais e filmes.

Na quarta-feira, 20, às 11h, o artista Lucas Alves, do grupo Lekolé, promove a oficina “Criançada Musicando”, uma aula de musicalização infantil com recursos pedagógicos e tema Páscoa. A oficina vai trabalhar alguns conceitos básicos de música que as crianças podem reproduzir com material que já têm em casa. Às 14h, Juliana Carneiro volta a apresentar seu espetáculo “Brincando de Ballet”.

Quinta-feira, 21, é dia de #TBT CulturaNiteroi, às 11h. Às 14h, Ana Acioli e Ana Clara da Silva, da produtora Di.Cria (Coletivo di Criação de Redes Interculturais e Afetivas), apresentam um Podcast sobre Produção Cultural. Neste primeiro episódio, a dupla fala sobre o papel do produtor cultural e a importância da Di.Cria no mercado, trazendo o olhar de produtoras pretas e periféricas. O Coletivo foi criado em resposta à escassez de conteúdos de capacitação eficiente e acessível na área de produção cultural. Às 16h, Susana Selles vai trabalhar a sua mente e corpo com mini aulas de Yoga para fazer em casa. Professora de yoga, nascida e criada em Niterói, Susana tem formação em Hatha Yoga, Yoga Sivananda Vedanta, Yoga Nidra, Yoga para Crianças, Educação Física e pós-graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas. Às 19h, Juliano Antunes apresenta a contação “Histórias da Mitologia Grega”, com o objetivo de entreter e divertir toda a família. Serão várias histórias contadas em episódios com a participação da atriz e diretora Eleusa Mancini que, como plateia, escuta e emite comentários a respeito de suas percepções. Juliano Antunes é ator, humorista, comediante, produtor; nascido em Niterói, e em mais de 20 anos atuou em palcos nacionais e internacionais, trabalhando com diversos diretores como Gerald Thomas; Cacá Mourthé, Bernardo Jablonsky, entre muitos outros.

Lucas Alves volta ao Arte na Rede na sexta-feira, 22, às 11h, com o seu “Criançada musicando”, uma aula de musicalização infantil. Fábio Lísias apresenta ao vivo, às 15h, canções de seu mais recente álbum, “Recomeço”. Cantor, compositor, arranjador e multi-instrumentista, Lísias iniciou sua carreira participando de festivais e se apresentando com o grupo TaoDuSom. Com a banda “Puera” gravou o clipe da música “Caldeirão”, filmado na Rocinha, além de shows no Circo Voador, Bukowski, Casa da Matriz, Teatro Odisseia, entre outros. Ainda na sexta-feira, às 17h, o projeto apresenta o podcast “A volta ao dia em 80 mundos”, uma parceria entre a contadora de histórias Thatiana Verthein e o cineasta Matheus Bizarrias. O espetáculo leva o público a lugares mágicos onde tudo é possível. Dando asas à imaginação, tudo é possível, já que todos são feitos de histórias.

SERVIÇO

Segunda-feira, 18 de maio

Às 11h, Adelia Sant’Anna em “Oficina de confeitaria acessível” – Gastronomia

Às 16h, Hebert e Diogo em “Dance Move” – Hip-Hop

Terça-feira, 19 de maio

Às 15h, Juliana Carneiro em “Brincando de Ballet” – Dança

Às 18h, Marcell Barbosa em “Quarteto num Quarto de Quarentena” – Teatro

Quarta-feira, 20 de maio

Às 11h, Lucas Alves em “Criançada musicando” – Música

Às 14h, Juliana Carneiro em “Brincando de Ballet” – Dança

Quinta-feira, 21 de maio

Às 11h, #TBT CulturaNiteroi

Às 14h, Ana Acioli e Ana Clara da Silva em Podcast sobre Produção Cultural

Às 16h, Susana Selles em mini aulas de Yoga

Às 19h, Juliano Antunes em “Histórias da Mitologia Grega” – Teatro

Sexta-feira, 22 de maio

Às 11h, Lucas Alves  em “Criançada musicando” – Música

Às 15h, Fábio Lísias em “Recomeço” – Música ao vivo

Às 17h, Thatiana Verthein no Podcast “A Volta ao Dia Em Oitenta Mundos”

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top