Acompanhe nossas redes sociais

Arte na Rua segue embalado no aniversário da cidade



Dando continuidade à programação especial de aniversário da cidade, a agenda do projeto Arte na Rua em novembro continua com atrações em dobro. No sábado, 9 de novembro, o espetáculo “Zé Farinha, O Palhaço Mágico” é encenado às 11h, na Praça César Tinoco, no Ingá.

Já no domingo, estão agendadas cinco atrações. Renato Vargas faz um show no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, às 11h. Paralelamente no mesmo local e horário, acontece uma Oficina de Perna de Pau. Ainda no domingo, também às 11h, desta vez no Horto do Fonseca, acontecem a encenação da peça “Festival Floresta” e uma oficina de Histórias em Quadrinhos. Finalizando a agenda do dia, o espetáculo “Garrafada de Poesia” é encenado, às 14h, na Orla de São Francisco.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultural e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Arte na Rua é composto por uma série de eventos gratuitos, das mais diversas linguagens artísticas, escolhidos por meio de Editais Públicos, que percorrem praças, ruas e equipamentos culturais de toda a cidade, levando os artistas para próximo de seu público.

Sobre as atrações:

Zé Farinha, o Palhaço Mágico

Personagem criado e encenado pelo ator e dramaturgo Nino Rodrigues, o palhaço Zé Farinha tem a missão de resgatar a criança que existe dentro de cada um. Com números de mágica tradicionais, Zé Farinha cria um ambiente lúdico por meio de poesia e brincadeiras. O espetáculo é pensado para um público de todas as idades e tem duração de 50 minutos.

Renato Vargas

Intérprete da coleção “O Som do Barzinho”, ganhador de discos de ouro e de platina, Renato Vargas carrega a experiência de 20 anos de estrada e de apresentações por todo o Brasil. Apresentando seu novo CD, “As Canções que o Rei Cantou”, o repertório de Vargas traz 14 hits de Roberto Carlos, como “Falando Sério”, “Splish Splash”, “Como Vai Você” e “Nossa Canção”.

Oficina de Perna de Pau

A oficina de perna de pau traz à cidade de Niterói o ensino da arte de andar nas alturas. A prática da perna de pau, arte e brincadeira de equilíbrio e antiga modalidade circense, hoje faz parte das belezas da cultura e do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Sua prática é uma atividade corporal e artística que através do desenvolvimento da coordenação motora, da experiência coletiva e da autoconfiança de enfrentar seus medos se torna também um elemento para atenuar o estresse do dia a dia de maneira lúdica.

Festival Floresta

O espetáculo conta a história do Rei Leon V, que está bastante preocupado com o desmatamento e a matança dos animais na Floresta Encantada. O rei decide então realizar um Festival da Canção, chamando o Maestro Grilado Mutchaeviski para coordená-lo. O Grilo, o Papagaio Surfista, a Onça Cantora, a Formiga Doméstica e o Tigre Professor tornam-se os grandes finalistas do festival. Todos eles percebem, no final da competição, que o amor ao próximo e à natureza valem mais do que a vitória. Inspirado em um conto do escrito La Fontaine, autor considerado o pai da fábula moderna, a peça é uma adaptação. Cantigas de roda fazem o Festival mais divertido. Além disso, as crianças participam na escolha do bicho vencedor.

Oficina de História em Quadrinhos

Falando sobre memória e preservação, o tema da oficina de História em Quadrinhos é “Niterói: uma história de amor em quadrinhos”. Voltada para o público infantil, ela é dividida em etapas. Inicialmente, serão apresentados a história, os locais turísticos, as personalidades que nomeiam ruas e avenidas.

Garrafada de Poesias

Juntando interpretação com poesia, o espetáculo “Garrafada de Poesias” traz uma proposta diferente para o público. Com poemas escondidos dentro de garrafas, a encenação é interativa: o ritmo do espetáculo segue as garrafas, que são oferecidas para a plateia, que troca sorrisos pela poesia. A proposta da apresentação é despertar a curiosidade, a sensibilidade e o interesse pela poesia, e, ao mesmo tempo, valorizar a cultura popular e os autores brasileiros.

SERVIÇO

Zé Farinha, Palhaço Mágico
Data: 09 de novembro, sábado
Horário: 11h
Entrada: Gratuito
Local: Praça César Tinoco
Endereço: Rua Paulo Alves – Ingá, Niterói

Renato Vargas
Data: 10 de novembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuito
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento – Icaraí, Niteroi

Oficina de Perna de Pau
Data: 10 de novembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuito
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento – Icaraí, Niterói

Festival Floresta
Data: 10 de novembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boa Ventura, 770 – Fonseca, Niterói

Oficina de Histórias em Quadrinhos
Data: 10 de novembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boa Ventura, 770 – Fonseca, Niterói

Garrafadas de Poesia
Data: 10 de novembro, domingo
Horário: 14h
Entrada: Gratuita
Local: Orla de São Francisco
Endereço: Avenida Quintino Bocaiúva – São Francisco, Niterói

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Compartilhe esta matéria:

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.




Top