Bienal do Livro recebe Ações Locais de Niterói

Maior evento literário do país, a Bienal do Livro recebe na sexta-feira, 30 de agosto, 3 iniciativas culturais premiadas no...

Maior evento literário do país, a Bienal do Livro recebe na sexta-feira, 30 de agosto, 3 iniciativas culturais premiadas no 1º Edital de Ações Locais da Cultura Niterói. No stand da Fundação Municipal de Educação, quatro ativistas culturais vão participar de uma roda de conversa, contando as experiências, as histórias e relatos dos coletivos Biblioteca de Aulas, Tapete Literário, Roda Cultural da Cantareira e Batalha do Largo. 

Criada em 2017, a Biblioteca de Aulas é um projeto que leva às escolas da rede municipal de Niterói, voluntários das mais diversas áreas para conversar com os alunos sobre os mais variados temas relacionados à cultura, negócios, vida profissional, atualidades e perspectivas de futuro. Entre as ações já realizadas estão a colocação de LED em boné e óculos, oficinas de design thinking e aula de produção textual. O projeto também fala de temas como bullyng, responsabilidade na internet, direitos humanos, dança, fotografia, negócios , planejamento pessoal, empreendedorismo, eleições, cultura regional e artesanato. 

O Tapete Literário é resultado do trabalho de um grupo de apaixonados que se reúnem semanalmente no Bairro de Santa Bárbara. Criador do projeto, Fernando Trajano há alguns anos trabalha com bibliotecas populares na Baixada Fluminense. Ao chegar em Santa Bárbara, ele percebeu a falta de espaços de leitura e iniciou um projeto de valorização da literatura. “Hoje dentro do bairro, segundo Fernando, o Tapete Literário é uma referência na questão do livro”. O crescente interesse pela leitura no bairro, pode ser confirmado no número de livros emprestados que pulou da média de 10 para 45 empréstimos, registrados em 25 de maio na reinauguração da Praça de Santa Bárbara.

A Roda Cultural da Cantareira e a Batalha do Largo, nasceram da necessidade de se fortalecer o movimento das rodas culturais na cidade. Em 2013, o MC Nofi vendo a importância dessa ação para o bairro de São Domingos, liderou a mobilização e articulação para o retorno da Roda na localidade. Nestes seis anos, a Roda Cultural da Cantareira tem incentivado a participação da comunidade nos saraus de poesia, nas batalhas de rimas, em apresentações artísticas diversas, em shows musicais de artistas locais e também não locais. 

Nos encontros semanais, as atividades sempre acolhedoras, levantam as bandeiras da anti-xenofobia e da disseminação do conhecimento que na avaliação dos criadores da roda, é a ferramenta mais poderosa de acesso e luta contra os problemas sociais e a desigualdade das cidades.

A Roda Cultural da Cantareira, acontece às terças-feiras, reunindo um público que vai dos 15 aos 60 anos. A diversidade é a marca dos encontros que tem entre seus espectadores, reúne negros, LGBTs, mulheres e moradores da favela e Periferia. Além de Niterói, a roda atrai moradores de São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. 

A Roda Cultural Batalha do Largo acontece quinzenalmente desde 2012. O projeto é realizado por profissionais e artistas de Niterói, de forma voluntária, em busca da afirmação do Rap e como forma de expressão que fomenta a educação, incentiva o desenvolvimento do cidadão e promove cultura e lazer na região. Para seus realizadores, a iniciativa fomenta cultura em uma região excluída de práticas culturais e proporciona a reflexão e o debate dos jovens sobre os problemas locais. Além disso, os eventos promovem o comércio local, o espaço público ocioso e a troca de conhecimento entre as comunidades vizinhas. 

Nos seus 38 anos, a Bienal do Livro que começa no dia 30 de agosto, no Rio Centro, celebra a leitura, a cultura e a diversão, reunindo milhares de pessoas no que se tornou o maior evento literário do país.

Rodas de Conversa: Iniciativas Culturais em Niterói

17h às 18h – Biblioteca de Aulas – Cleyson Molegari
18h às 19h – Tapete Literário – Fernando Trajano
19h às 20h – Roda de Conversa: Iniciativas culturais em Niterói – Roda Cultural da Cantareira e Batalha do Largo – Eduardo Fino e Renata Maria Silva Bernardo. 

SERVIÇO

Datas: 30 de Agosto a 08 de Setembro
Horários de Funcionamento
Segunda à Quinta: 09h às 21h
Sexta-feira: 09h às 22h
Finais de Semana: 10h às 22h
Visitação Escolar: Segunda à Sexta de 09h às 17h
Ingressos: R$30,00 (inteira)

Local: Riocentro
End: Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Fotos Batalha do Largo: Jonny Pacheco 

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top