Caminhada Rosa reúne usuárias e profissionais no combate ao câncer de mama

A tradicional Caminhada Rosa do Fonseca, em homenagem ao mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, foi realizada...

A tradicional Caminhada Rosa do Fonseca, em homenagem ao mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, foi realizada nesta terça-feira (22), com a participação de cerca de 50 pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais da rede municipal de Saúde. O evento, que ocorre no Horto Florestal, é organizado pela Policlínica Regional Dr. Guilherme March e faz parte da programação do Outubro Rosa da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo com maior incidência nas mulheres – atrás apenas dos casos de pele não melanoma – e o maior em mortalidade entre a população feminina. A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, frisa a importância do diagnóstico precoce da doença e destaca a intensificação dos exames de mamografia, informando que Niterói realizou mais de 800 exames somente esse mês.

“É de suma importância a dedicação de um mês inteiro para chamar atenção sobre a detecção precoce, já que as chances de cura são muito maiores se o câncer de mama for descoberto logo no início. Estamos ampliando a oferta dos exames para a população”, afirma Maria Célia.

A Policlínica do Fonseca, por exemplo, tem realizado cerca de 60 ultrassonografias mensais – etapa posterior à realização das mamografias.

“Não é só em outubro, mas durante todo o ano, a mulher não deve se esconder, tem que cuidar do seu corpo, saber se prevenir e procurar nossas unidades se perceber qualquer alteração em sua saúde”, afirmou a diretora da Policlínica, Maria Conceição Stern, dizendo que o encontro mobilizou idosos e o HiperDia, grupo de hipertensos e diabéticos da unidade.

Programação – Os profissionais de saúde estão levando à população informações, dicas e orientações por meio de atividades lúdicas, folhetos e palestras. As atividades estão ocorrendo em toda rede, nas Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Programa Médico de Família. Outra caminhada rosa na Zona Norte está marcada para 31 de outubro, com concentração no Horto do Barreto.

Fotos: Divulgação

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top