NOSSO WHATSAPP: (21) 96701-8652


Chegada do papai Noel no Hospital Carlos Tortelly anima a criançada

Crianças e adolescentes atendidas no Hospital Carlos Tortelly (HCMT), no Centro de Niterói, tiveram nesta quinta (15), uma agradável surpresa:…

Hospital é referência no tratamento de crianças com vírus HIV positivo

Crianças e adolescentes atendidas no Hospital Carlos Tortelly (HCMT), no Centro de Niterói, tiveram nesta quinta (15), uma agradável surpresa: uma confraternização de Natal que contou com a presença de Papai Noel. Ao todo, 38 crianças participaram da festa. O Carlos Tortelly é referência no tratamento das crianças com vírus HIV positivo.

Pintura, brincadeira com bola, exibição de filmes de Natal e lanchinhos foram algumas das atividades voltadas aos perquenos que marcaram a festividade. Além disso, a estrela do dia, Papai Noel, distribuiu abraços e presentes para a felicidade geral da garotada.

Marilu Gonçalves, coordenadora do Serviço de Assistência Social, ressaltou a importância dessas ações para equipes, pacientes e familiares. “Desenvolver esse tipo de confraternização é fundamental para proporcionar acolhimento, aumentando o vínculo dos profissionais com as crianças e suas famílias”, explica Marilu.

Mãe de Davi, de 11 anos,a professora aposentada, Rosane Trindade Mariano, de 63 anos, elogiou o trabalho desepenhado pelas equipes do hospital.

“Meu filho é atendido aqui no hospital desde pequeno e eu só tenho a agradecer pela assistência que recebemos. O atendimento é excelente, toda a equipe é atenciosa e gentil, além da boa organização do serviço, que é muito satisfatório. O Davi ficou entusiasmado com a festa, com os presentes e a animação. E eu considero essa medida ótima, pois tira as crianças um pouco do clima de hospital”, contou Rosane.

Cerca de 41 crianças recebem acompanhamento ambulatorial no hospital. De acordo com o diretor geral do HMCT, Ubiratan Moreira Ramos, ” “Todas as crianças são atendidas por uma equipe formada por médico infecto-pediatra, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista. Realizações como a confraternização de Natal proporcionam um momento de alegria e bem-estar dentro de uma unidade hospitalar e isso é muito importante para os pacientes e seus familiares, além dos profissionais de saúde”, destacou.

Sobre a assistência oferecida pelo município, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, informa que “Em Niterói, pessoas portadoras de HIV/Aids contam com assistência e tratamento nas unidades de saúde que possuem o Serviço de Atenção Especializado (SAE), bem como cuidados de acolhimento e ações de prevenção. Além disso, o teste rápido é gratuito e está disponível em toda a rede básica de saúde”, conta.

A população adulta soropositiva conta com atendimento ambulatorial na Policlínica Regional Sérgio Arouca, Policlínica Regional do Barreto, Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, Policlínica Regional da Engenhoca, Policlínica Regional do Fonseca e Hospital Azevedo Lima (HEAL) realizam atendimento apenas do público adulto. Já a Policlínica Regional do Largo da Batalha, Regional de Itaipu e o Hospital Universitário Antônio Pedro atende também crianças e adolescentes. Gestantes HIV positivo têm atendimento em qualquer um dos SAE existentes, caso haja existência de risco obstétrico causado por outros agravos à saúde das gestantes, elas poderão ser encaminhadas para a Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio.

Foto: Divulgação

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Prefeitura de Niterói Retoma Vacinação Contra a Covid-19
Prefeitura de Niterói Lança Edital de R$ 3 Milhões para Projetos de Proteção Social
Niterói Bike Fest 2024 Celebra Cultura da Bicicleta e Lança Livro Comemorativo
Prefeitura de Niterói Realiza Fiscalização de Ônibus no Terminal Rodoviário João Goulart
Novo Regulamento Urbanístico: Entenda as Regras de Uso do Solo no Município