Cine Jazz homenageia João Gilberto


Na próxima terça-feira, 29, às 19h no Solar do Jambeiro, a edição de outubro do projeto Cine Jazz, homenageia João Gilberto, o grande nome da bossa nova, falecido em julho deste ano. Após o filme, que apresenta momentos raros do musico gravados nos Estados Unidos e na Europa nas décadas de 60 e 80, o violonista e compositor Gabriel Improta vai apresentar um show com clássicos da MPB. A classificação indicativa é de 14 anos e a entrada é gratuita.

Considerado um artista genial por críticos e jornalistas especializados, João Gilberto revolucionou a musica brasileira ao criar uma nova batida de violão com influências do jazz para tocar samba: a bossa nova. O jeito suave de cantar, influenciado pelo jazzista Chet Baker, também foi visto como inovador no Brasil. Desde o lançamento do compacto que continha as canções “Chega de Saudade” e “Bim Bom”, munido apenas da voz e do violão, começou uma revolução na música mundial. Dono de uma sonoridade original e moderna, João Gilberto levou a música brasileira ao mundo, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão.

Tido como um dos músicos mais influentes no jazz americano do século XX, João Gilberto ganhou prêmios importantes nos Estados Unidos e na Europa, como o Grammy, em meio à beatlemania.

Gabriel Improta

O musico convidado da noite é o violonista e compositor Gabriel Improta, que atualmente é professor de violão da UNI-Rio. Improta atua há duas décadas como violonista e arranjador junto a importantes artistas da música brasileira, como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Carlinhos Brown, Paulo Moura e Francis Hime, entre outros, e participou de gravações com vários músicos, destacando-se Carlos Malta, Barrosinho (da Banda Black Rio), Carol Saboya (Revelação, no Prêmio Sharp) e seu pai, Tomás Improta.

Em 2004, o violonista lançou o CD de estréia, “É o Violão do Brasil”, e nesse mesmo ano, foi um dos selecionados do Prêmio Visa de Música Brasileira. Apresentou o seu trabalho como solista de violão em festivais internacionais como o Festival de Guitarra de Havana, dirigido por Leo Brouwer, em 2002, em Cuba, e faz parte dos grupos Trio Cheio de Dedos (com José Paulo Becker e Sérgio Krakowscki), Garrafieira e Acorda Bamba.

O Cine Jazz é uma realização da Secretaria das Culturas de Niterói – FAN, com curadoria de Paulo Renato Rocha.

Fotos: Mariana Avillez e Divulgação

SERVIÇO

Cine Jazz homenageia João Gilberto
Artista convidado: Gabriel Improta
Data: 29 de outubro, terça-feira
Horário: 19h
Classificação indicativa: 14 anos

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói
Telefones: 2109-2222 / 2109-2223
ENTRADA GRATUITA

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top