Acompanhe nossas redes sociais

Convênio para desenvolvimento do Programa Niterói Vencendo o Câncer permitirá ampliar atendimento



Medidas fazem parte da expansão do Programa Niterói Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Niterói assinou, nesta quarta-feira (06), o convênio com a Fundação do Câncer para apoio no desenvolvimento do Programa Niterói Vencendo o Câncer. As medidas fazem parte da expansão do Programa Niterói Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, lançado em outubro de 2021, e tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações integradas para o enfrentamento do câncer no município.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, apontou a iniciativa como fundamental para o município, principalmente considerando que a descoberta do câncer é um momento difícil para o paciente e familiares.


“Niterói tem um perfil populacional com grande número de idosos, que são mais susceptíveis ao câncer, e poder oferecer serviços de investimento na prevenção e atendimento de forma humanizada é muito importante. Com a implantação do Programa será possível prevenir o câncer, oferecer diagnóstico precoce e tratamento oportuno para a população”, afirmou.


O projeto possui três eixos: a construção do Plano Municipal de Atenção Oncológica, a implantação do Registro Municipal de Câncer e a implantação do Projeto Navegadoras. O objetivo é planejar, implantar e acompanhar as ações de diagnóstico e tratamento, para otimizar a assistência ao paciente com câncer de mama, colo de útero, próstata, reto e pulmão.


Os casos de câncer identificados em Niterói serão registrados e haverá uma busca ativa para saber se estes estão sendo assistidos e em qual fase do tratamento se encontram. Com a implantação do Projeto Navegadoras, os pacientes diagnosticados com câncer terão apoio e condução de um profissional de saúde em todas as etapas do tratamento na Rede de Atenção à Saúde.


O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, falou da importância do projeto.


“Com a implantação, em outubro, do Programa Niterói Mulher e início das cirurgias no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino, o município zerou a fila de espera de pacientes com câncer de mama que estavam na regulação. Neste momento, a partir do convênio com a Fundação do Câncer, vamos expandir as ações e organizar uma rede de cuidados, que garanta a promoção à saúde, tratamento e reabilitação dos pacientes com câncer, dando o suporte necessário e possibilitando o aumento da qualidade e sobrevida de cada um deles”, afirmou.


O consultor, médico e epidemiologista da Fundação do Câncer, Alfredo Scaff, falou sobre a importância da medida:


“O câncer é uma doença com importante impacto social no mundo todo. Com o convênio será possível organizar ações de enfrentamento à doença em Niterói, possibilitando medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença”, declara.


Também esteve presente o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni.


Programa Niterói Mulher – Lançado em outubro de 2021, o Programa é uma estratégia de controle e acompanhamento do câncer de mama e colo de útero. O objetivo é diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento em menos de 60 dias, diminuindo, assim, os riscos de complicações e mortalidade.


 Em março, o município ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. No mês seguinte, a secretaria iniciou o encaminhamento das pacientes para tratamento com radioterapia ou quimioterapia.



A moradora de Niterói deve procurar sua Unidade de Saúde de referência, para avaliação, solicitação do exame de mamografia e realização de preventivo.

FOTOS: Luciana Carneiro

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.




Publicidade
Top