Acompanhe nossas redes sociais

Decretos municipais recomendam o uso de máscaras para toda a população e exigem proteção para quem trabalha com atendimento ao público



Petrópolis decretou nesta quarta-feira (15.04) a recomendação para o uso de máscaras para toda a população e também a exigência para a mesma proteção de quem trabalha com o atendimento ao público na cidade. Ou seja, trabalhadores como taxistas, caixas, bancários, entre outros, terão que usar, obrigatoriamente, as máscaras. Os dois decretos assinados pelo prefeito Bernardo Rossi seguem uma nota técnica da Secretaria de Saúde e fazem parte das medidas que têm como objetivo bloquear a propagação do coronavírus na Cidade Imperial. O Procon vai continuar atuando na orientação e fiscalização do cumprimento de todos os decretos.
     Petrópolis já conta com um hospital de referência para o tratamento dos pacientes da Covid-19 – o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, e a capacidade da unidade em relação à UTI já se aproxima dos 50%. “É um dado preocupante e por isso continuamos tomando medidas duras na cidade. O isolamento social, neste momento, é fundamental. Mas caso as pessoas precisem sair por algum motivo, como ir à farmácia ou ao mercado, estamos recomendando o uso das máscaras. Já para quem trabalha diretamente atendendo o público, essa vai ser uma exigência. Importante para proteger a própria pessoa e também quem está ao redor”, explica o prefeito Bernardo Rossi.
     O município já estuda a compra de máscaras para distribuição nas comunidades mais carentes. E a prefeitura vai disponibilizar, através de suas redes sociais, o passo a passo para quem quer produzir uma máscara caseira. De acordo com a secretária de Saúde, Fabiola Heck, a recomendação é para que a população utilize as máscaras de tecido.
     “Para os profissionais da saúde, a recomendação é para o uso das máscaras cirúrgicas, mas para a população em geral o ideal são as máscaras caseiras, utilizando tecido. Pesquisas já apontaram que o uso delas impede a disseminação de gotículas expelidas no nariz ou da boca, o que garante uma barreira física. É importante ficar atento se a máscara cobre toda a boca e o nariz, além de ser higienizada corretamente”, ressalta a secretária.
     Os decretos passam a valer a partir desta quarta-feira (15.04).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Compartilhe esta matéria:

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.




Publicidade


Top