Dia da Terra é celebrado em todo o mundo

Evento, reunindo personalidades será transmitido pela internet Segundo o cantor e poeta indígena argentino Atahualpa Yupanqui, ” o ser humano...

Evento, reunindo personalidades será transmitido pela internet

Dia da Terra é celebrado em todo o mundo. Foto: Divulgação.

Segundo o cantor e poeta indígena argentino Atahualpa Yupanqui, ” o ser humano é Terra que caminha, que sente, que pensa e que ama”. Assustada pela pandemia do Covid-19, a humanidade é forçada a reconhecer os limites dos bens do planeta.

A busca de uma consciência planetária não é nova, em 22 de abril de 1970, milhares de pessoas nos Estados Unidos protestaram contra a poluição, o derramamento de petróleo nos oceanos e outras preocupações ambientais da época. Passados 50 anos, avanços e retrocessos vem marcando a luta pelo meio ambiente, se muitos países adotaram leis específicas para controlar as emissões, preservar a qualidade da água e proteger animais ameaçados de extinção, outros retrocederam nas suas políticas de controle com rompimento de barragens, queimadas de florestas e aumento da poluição ambiental.

Neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, o Dia da Terra será celebrado com um evento virtual. A transmissão, ao longo desta quarta-feira, fica a cargo da Earth Day Network, organização que coordena o movimento e pode ser acessada pelo site earthday.org. Participam do evento com mensagens gravadas e live personalidades como o Papa Francisco, o ex-vice-presidente americano, Al Gore, o ator Zac Efron e o ambientalista Denis Heyes, organizador do primeiro Dia da Terra.

Segundo os organizadores, as campanhas de conscientização vão atingir cerca de 1 bilhão de pessoas. Entre os vídeos que serão apresentados está o da ativista Greta Thunber. Intitulado “Nossa casa está em chamas”, o registro audiovisual mostra uma casa pegando fogo em analogia com a Terra.

A pandemia do coronavírius inseriu a pauta da sustentabilidade e do meio-ambiente na agenda global. Estudos demonstram que as medidas de isolamento social, contribuiram para a diminuição da poluição do ar em diversos países do mundo. Antonio Guterres, diretor-geral da Organização das Nações Unidas, afirmou nesta semana que a recuperação da pandemia do coronavírus deve ser transformada em uma oportunidade de que o montante que será inveestido para recuperar a economia seja direcionado à criação de negócios e empregos mais “verdes”.

Foto: WikiImages por Pixabay

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top