Duda Oliveira abre exposição no pátio do MAC

A explosão de cores não é apenas uma exposição de arte, mas um cenário onde o público pode conviver com…

“Boca Banguela” tem curadoria de Carlos Leal

Na primeira quinzena de julho, a escultora niteroiense Duda Oliveira lançou sua exposição “Boca Banguela”, com curadoria de Carlos Leal, no pátio do Museu de Arte Contemporânea- MAC Niterói. As esculturas, em grandes formatos de ferro e metais fundidos, surpreenderam a todos pela diversidade de cores, formas e acabamentos. O nome da mostra faz referência a uma parte da música “O Estrangeiro”, de Caetano Veloso, que cita o antropólogo Claude Levis- Strauss, referindo-se a baía de Guanabara como uma “Boca Banguela”. A exposição está aberta ao público até o dia 15 de agosto, de 9h às 18h.

A explosão de cores não é apenas uma exposição de arte, mas um cenário onde o público pode conviver com as esculturas como se fizessem parte da paisagem. As formas duras e rígidas dos metais pesados contrastam com a delicadeza e suavidade da artista.  

Duda Oliveira

Artista plástica contemporânea, niteroiense, que cursou arte experimental na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e História da Arte e da Arquitetura do Brasil, na Puc/Rio. Desde 2018 vem apresentando sua arte num ritmo frenético de exposições. Os trabalhos da artista vêm ganhando destaque nas Feiras Internacionais da Alemanha, Luxemburgo, em Salas Culturais em Portugal,  MASP, MAC Niterói, dentre outros importantes espaços culturais. Duda Oliveira utiliza diversificados métodos e materiais para compor sua arte. Na escultura, utiliza na maior parte das vezes metal naval, mas a artista se permite novas experiências no campo pictórico, agregando materiais como cimento, estrutura de vergalhão e madeira.

Sobre o curador

Carlos Leal, editor de livros de arte, colecionador de fotografias e curador. Em 2002, fundou a Barléu Edições, voltada exclusivamente à fotografia e arte contemporânea onde editou cerca de 100 livros de arte, dentre eles Coleção Alberto Chateaubriand e Coleção MAM Internacional. Editou mais de 800 autores de literatura e interesse geral, dentre eles Antonio Callado, Darcy Ribeiro, Mario Vargas Llosa e Wilson Martins. Depois de quase 10 anos morando entre Europa e Nova York, onde estudou na NYU, volta ao Rio, em 1991, e, em 1993, assume a direção da Editora Francisco Alves, tornando-se seu principal acionista. Começou sua carreira na Livraria Francisco Alves editora, em 1975, como assistente editorial. Foi editor da casa entre 1978 e 1981.

FOTOS: ALEX RAMOS

Serviço

Exposição “Boca Banguela” por Duda Oliveira

Pátio do MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói)

Visitação: de 16 de julho a 15 de agosto de 2021 de 9h às 18h.

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ, 24210-390Contato para entrevistas: Equipe Cacau Dias (21)99956-5000 / equipecacaudias@gmail.com

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top