Empreendedorismo Sustentável, afinal de contas, o que é isso?


Bernardo Matta

Será que você já exerce essa modalidade de empreendedorismo e nem sabe disso?

Hoje vamos destrinchar um pouquinho sobre o que é Empreendedorismo Sustentável e como aplicá-lo como uma iniciativa nova, dentro da sua ou de uma empresa em que você já trabalha.

O conceito de Empreendedorismo Sustentável não tem uma data pré-definida de quando começou a ser usado, porém foi no começo de 2018 que esse conceito começou a ganhar mais força e a ser estudado.

Esse tipo de Empreendedorismo visa aliar o empreendedorismo clássico com as demandas da atualidade que se referem a consciência ambiental, o impacto da transformação do homem ao seu redor e como suas atividades influenciam tanto positivamente, como negativamente o nosso planeta.

Com números alarmantes de emissão de monóxido de carbono, queimadas, poluição de florestas e mares, entre outras ações nocivas ao meio ambiente. Um novo grupo de empreendedores vem surgindo e se destacando. São as pessoas que querem criar, desenvolver e gerar renda, mas que também querem impactar positivamente a sua volta e a Terra.

Lembrando que a palavra sustentável não é apenas ações que visem os negócios relacionados ao meio ambiente em si, mas também tem a ver com o lado social e financeiro.

O empreendedor sustentável tem a sensibilidade de querer fazer crescer o seu negócio e lucratividade, mas também pensa no impacto positivo que sua empresa vai ter para com as pessoas e o meio ambiente.

O consumidor hoje está muito mais exigente e ele irá dar mais valor a uma empresa que tenha uma pegada sustentável em detrimento de outra que não tem o mesmo zelo. Então, criar uma empresa sustentável é uma estratégia de mercado também, onde todos saem ganhando.

E como na prática criar uma empresa sustentável? Ela pode ser do zero e que beneficie a sua comunidade como por exemplo, comprar um terreno baldio e transformar em uma horta orgânica, empregando a população local e vendendo para pequenos comerciantes, você está dando um valor social ao terreno e gerando renda para toda a comunidade local.

Ou se você já trabalhar em uma empresa pode se implementar um programa de reciclagem ou até uma iniciativa para diminuir a quantidade de papel gerado, implementando meios eletrônicos e estimulando os funcionários a fazer o mesmo em suas casas.

Uma cosa é certa. O Empreendedorismo sustentável chegou para ficar e a tendência é ganhar cada vez mais força junto com a sociedade que está cada vez mais consciente em seu papel de preservação do planeta e os impactos que causamos com o local em que vivemos.

Bernardo Matta é empresário, fundou o Grupo Matta. No anseio de ajudar a comunidade fundou a ONG IDEIAS que busca capacitar jovens, acompanhando e fazendo mentoria através de ações sociais, ofertando ajuda às pessoas que tem menos oportunidades para acesso ao mundo do empreendedorismo.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top