Escalada de Velocidade: mãe e filho competindo juntos e torcendo um pelo outro, em Niterói, dia 12

Camila e Lucca Macedo estão entre os principais nomes do Brasil na modalidade e vão representar o país no desafio...

Camila e Lucca Macedo, mãe e filho competindo juntos. Foto: divulgação

Camila e Lucca Macedo estão entre os principais nomes do Brasil na modalidade e vão representar o país no desafio que acontece neste domingo (12)

Competição será no Caminho Niemeyer, bem ao lado do Teatro Popular, no centro da cidade

A seis meses da estreia nos Jogos de Tóquio, o Brasil já respira o clima dos Jogos Olímpicos. Neste fim de semana, 11 e 12, a Escalada de Velocidade – uma das três modalidades que integram o programa olímpico –, terá disputas de tirar o fôlego com a presença de atletas da elite brasileira e internacional. Entre eles, estão os brasileiros Camila e Lucca Macedo, mãe e filho. Atual campeã brasileira de Velocidade e tricampeã de Boulder, Camila, de 37 anos, foi quem apresentou o esporte para o garoto, de 17. Hoje, Lucca integra a Seleção Brasileira Juvenil e ocupa a segunda colocação no ranking nacional de Velocidade. Habituados a treinar juntos, os dois também irão competir e torcer um pelo outro no fim de semana.

Com entrada gratuita e transmissão no Verão Espetacular, pela TV Globo, a competição abre que o ano olímpico será realizada ao lado do Teatro Popular, no tradicional Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. No sábado, o treino aberto e as tomadas de tempo das atletas brasileiras serão no sábado (11), a partir das 9h; já as finais serão no domingo (12), a partir das 10h.

Vai ser incrível! Entre as três modalidades do programa Olímpico, a Velocidade é a mais dinâmica, superdivertida de assistir. É uma oportunidade de apresentar a escalada para quem nunca teve acesso e até criar um público assíduo a partir disso”, comemorou Camila, que também não esconde o orgulho de ver o filho se destacando. “Para mim, como mãe, é uma sensação de muita alegria e dever cumprido pelo Lucca ter escolhido a escalada como o seu esporte e estar se dedicando. Eu fico muito feliz e espero que ele esteja sempre se divertindo e amando o que faz”.

Ela compete com as também brasileiras Luana Riscado (bronze no Brasileiro de 2019) e Camila Flores (quarta do ranking nacional), a polonesa Aleksandra Kalucka (quinta colocada no Mundial) e as russas Mariia Krasavina (sexta no Mundial) e Elizaveta Ivanova (quarta no ranking da IFSC).

Lucca também ressaltou a relevância do torneio e citou a mãe como uma grande motivadora: “É importante pelo reconhecimento que traz para a escalada. Em muitos outros países, a escalada em velocidade já é praticada e competida há muito tempo, enquanto aqui no Brasil é mais recente. As pessoas vão conhecer mais a modalidade, que é muito legal de ser assistidaPoder escalar com a minha mãe me motiva e é muito divertido porque a gente evolui junto”.

Lucca enfrentará o paulista Cesar Grosso (brasileiro mais bem colocado no ranking mundial da IFSC), os russos Deulin Vladislav (atual campeão europeu e líder do ranking mundial) e Stanislav Kokorin (campeão mundial em 2010), o ucraniano Kostantyn Pavlenko (nono do ranking mundial) e o equatoriano Danny Valencya (campeão pan-americano).

Formato da competição

Para a realização da Escalada de Velocidade será instalado um paredão de 15 metros, com inclinação de 5º negativos. Duas vias idênticas em superfície texturizada, os atletas se enfrentam de dois em dois e quem chegar ao topo da parede de 15 metros no menor tempo avança para a etapa seguinte.

Organizada pela X3M em parceria com a Dream Factory, a “Escalada de Velocidade” tem patrocínio de Bradesco, Gatorade, Hoteis.com, Piracanjuba, Rexona, Prefeitura de Niterói com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento conta com a chancela e apoio técnico da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE).

Para credenciamento de imprensa, acesse este link: http://bit.ly/2Fj6yVv

Sobre a X3M

A X3M foi fundada por Bernardo Fonseca há 15 anos com o propósito de fazer do esporte a principal plataforma de comunicação, engajamento e experiência. Inovação, ousadia e adrenalina são os elementos do DNA X3M. Para isso, abriu o portfólio da empresa com o XTERRA Brazil, o maior festival de esportes off-road do planeta, com inúmeras etapas por todo o Brasil. Em 2019, realizou a corrida mundial beneficente Wings For Life World Run, no Rio de Janeiro. Também é responsável pela organização e comunicação da Uphill Marathon, maior e mais cobiçada maratona de subida do país, e do Desafio Mano a Mano, que já trouxe o fenômeno Usain Bolt para correr na praia de Copacabana e sob o lago da Quinta da Boa Vista. Inovando mais uma vez, a X3M uniu a paixão brasileira pelo futebol ao esporte mais praticado no país: a corrida. Com o Nação Rubro-Negra em Movimento, a empresa realizou duas edições do evento no Maracanã e, no final de 2019, organizou a Final Fun Fest, batendo recorde brasileiro em public viewing dentro de um estádio com a transmissão ao vivo da final da Libertadores, também no Maracanã.

Sobre a Dream Factory

“Fundada em 2001, a Dream Factory, uma das principais empresas de entretenimento do Brasil, é especializada no conhecimento de públicos e comunidades, buscando maior engajamento com a estratégia de comunicação das marcas.  A empresa trabalha com duas unidades de negócio: Dream Brands (eventos proprietários) como a Maratona do Rio, o Carnaval de Rua do Rio, o Rio Montreux Jazz Festival e o Desafio Mano a Mano, e a Dream Experience (planejamento e execução de narrativas para clientes). Com a tagline “Sonhos que unem Pessoas” a Dream Factory sintetiza sua capacidade em criar projetos com alto poder de engajamento.”

SERVIÇO

Escalada de Velocidade

Quando: treino e tomada de tempo das brasileiras (11/01) a partir das 9h | competição (12/01) a partir das 10h

Onde: Teatro Popular, no Caminho Niemeyer

(Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ)

Entrada gratuita

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top