Acompanhe nossas redes sociais

Exposição do Entreartes marca os 105 anos do Palácio dos Correios



Todo niteroiense que se preza, admira a imponente construção do Palácio dos Correios na Avenida Visconde do Rio Branco. O prédio que desde 2014, abriga o Centro Cultural dos Correios, completa em 2019, 105 anos de história e para comemorar o Entreartes abre sua nova exposição, nesta quinta-feira, 10 de outubro. A partir das 13h, o público vai poder conhecer os trabalhos da artista plástica e escultora Duda Oliveira e do arquiteto Widimar Ligeiro. Convidada pelos anfitriões, a artista e deficiente auditiva, Bia Câmara Torres, faz uma participação especial com 3 de suas obras.

Nesta nona edição do Entreartes, Dudu Oliveira apresenta suas esculturas em equilíbrio com a ambientação Widimar. Uma intervenção contemporânea que harmoniza com a construção do prédio de arquitetura eclética, que é símbolo de Niterói e que carrega uma trajetória histórica de bons serviços prestados à população da cidade. Fruto da reinvindicação de um grupo representativo da sociedade daquela época, o prédio dos Correios fora projetado em 1910, pelo arquiteto italiano Antonio Vannine, mas inaugurado somente no dia 14 de novembro de 1914.
Em 2007, o prédio foi fechado para obras de reformas e restauro das suas estruturas e devolvido aos cidadãos niteroienses em 21 de março de 2014, ano de centenário da edificação que, no passado, era conhecida como Palácio dos Correios. Alguns meses depois, na emblemática data de 14 de novembro do mesmo ano, era criado o Espaço Cultural dos Correios Niterói, marcado pela exposição de 120 obras da artista plástica Djanira pertencentes ao Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
É interessante destacar que o finissage do ENTREARTES, que acontece no dia 14 de novembro, marcará o aniversário de 105 anos do Palácio dos Correios (como assim era chamado) e os cinco anos do Espaço Cultural dos Correios Niterói, uma dupla comemoração que promete honrar com esse momento de grande relevância para todos aqueles que prezam as raízes históricas e culturais da sua cidade.
O ENTREARTES e a inclusão
Ao completar um ano, o coletivo passou a abrir espaço para a participação de artistas portadores de deficiência, promovendo a inclusão. A primeira expositora foi a deficiente auditiva Bia Câmara Torres, que é também a convidada especial dos artistas da 9º edição do ENTREARTES.
Duda Oliveira
Com um olhar poético, mas sem deixar de lado as causas ligadas ao meio ambiente e às questões relacionadas ao universo feminino, Duda Oliveira tem uma trajetória consolidada no segmento das artes plásticas mediante o seu talento nato para a escultura. No mês de abril deste ano, Duda Oliveira foi convidada pelo curador Eduardo Mansur para ser a representante da arte contemporânea brasileira na Alemanha. Sua participação na “Messe Sindelfingen”, em Stuttgart, rendeu inúmeros elogios, selando o sucesso estrondoso da artista. Em dias atuais, a riqueza expressiva das suas obras conquistou mais uma aparição internacional. Dessa vez, em uma exposição na cidade de Cascais, em Portugal. No “Entre Salas & Salões – Exposição Coletiva de Artes”, os trabalhos de Duda brilham juntamente com as obras de mais três artistas.
Widimar Ligeiro
Com mais de 30 anos de experiência, Widimar Ligeiro é sócio da ArqLuz, desenvolvendo projetos no Brasil e no exterior, em parceria com renomados profissionais dos segmentos de arquitetura, decoração e paisagismo. Dentre seus trabalhos, pode se destacar mostras como Casa Cor Rio, Artefacto, diversas edições da Casa Design, destacando as de 2017 e do projeto luminotécnico da mostra Ilha de Caras. Em 2018, ganhou o Prêmio Araribóia na área de arquitetura. Na edição da Casa Design 2019, como reconhecimento de seu talento e trabalho, está realizando a curadoria da mostra que será inaugurada em outubro.

Foto: Toni Coutinho

Serviço:
Exposição Comemorativa dos 105 do Palácio dos Correios – Niterói
Vernissage: 10 de outubro de 2019 – quinta-feira.
Horário: 13h às 18h
Finissage: 14 de novembro de 2019 – quinta-feira.
Horário: 13h às 18h.
Local: Espaço Cultural dos Correios Niterói – Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro – Niterói.
Visitação: 11 de outubro a 14 de novembro – Segunda a sábado, de 11h às 18h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Compartilhe esta matéria:

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.




Top