Festival Literário de São Gonçalo inova em sua terceira edição

 Neste ano, a 3ª edição do FLISGO acontece em duas modalidades: presencial e online. De 19 a 22 de novembro,…

Festivais e feiras literárias costumam despertar o interesse do público, o que não deixa de ser curioso, quando se trata de um país com fama de poucos leitores. O Festival Literário de São Gonçalo vai ainda mais longe ao se aproximar dos leitores, realizando o evento dentro de um condomínio do Minha Casa, Minha Vida.

 Neste ano, a 3ª edição do FLISGO acontece em duas modalidades: presencial e online. De 19 a 22 de novembro, acontece a edição presencial, promovida em parceria com o Polo Cultural Afro Tribo, no Conjunto Residencial Venda da Cruz. Na edição online que acontece de 26 a 29 de novembro, a transmissão será pelo Canal do Youtube Q-Cria. 

Construído na antiga sede do 3º Batalhão de Infantaria, o Conjunto Residencial Venda da Cruz é o maior de São Gonçalo, com 1.240 unidades e uma população de mais de cinco mil pessoas oriundas das classes populares do município de São Gonçalo e Niterói, especialmente as vítimas do deslizamento do Morro do Bumba, ocorrido com as chuvas de abril de 2010.

A descentralização do acesso à cultura é vista pelos organizadores do evento como uma missão. Desde a sua criação, em 2019, o festival vem sendo realizado em espaços centrais da cidade, onde muitas pessoas de classes populares não acessam. Para Alberto Rodrigues, coordenador do Festival, ” a realização do FLISGO no conjunto habitacional é um grito, um desabafo. Rodrigues ressalta que “Os beneficiários de políticas públicas não querem somente casa ou comida. Querem casa, comida, diversão e arte e é isso que queremos fazer no FLISGO 21, levar diversão e arte para todos, todas e todes”  

A Cultura Popular será um importante protagonista da edição presencial, a representatividade cultural, de gênero e o resgate da ancestralidade serão os destaques dos 4 dias de evento. A abertura oficial será realizada pela escola de samba da cidade, Unidos do Porto da Pedra. Além disso acontecerão exposições fotográficas, oficina de argila; entre outros. Todas as atividades  artísticas propostas serão gratuitas para a comunidade e para os mais de 100 (cem) assistidos por projetos sociais do município que já confirmaram presença através do Fórum Social Gonçalense.

Hélio De La Pena, já confirmou presença, assim como a Dra. Helena Theodoro e  a escritora Vilma Piedade, referências da literatura feminista afrobrasileira. Além disso, dezenas de autores/as do Município e de cidades vizinhas também estarão no festival. Pela primeira vez homenagearemos um escritor, e o escolhido foi o poeta e escritor Carlos de Assumpção, que traz em sua escrita o protagonismo da literatura negro brasileira contemporânea. Para presentear o homenageado a artista plástica Elizabeth Salles produzirá um busto que terá moradia no polo cultural Afrotribo.

E a inovação na cultura não para por aí, a programação online do e-FLISGO 2021 contará com oficinas de formação em marketing literário e uma diversidade de painéis com participação de especialistas que versarão sobre os temas que estruturam a produção literária nas redes sociais. Além disso temas como novos caminhos do mercado literário, os processos de produção em e-Book, a auto publicação e o marketing também serão apresentados.

O e-FLISGO será transmitido pelo Canal do Youtube Q-Cria.

Programação Presencial – 19 a 22 de novembro – De 10h às 17h / Totalmente Gratuito.

Conjunto Residencial Venda da Cruz – Minha Casa Minha Vida – Antigo 3º. Batalhão de Infantaria, Venda da Cruz, São Gonçalo, RJ

Realização O Acesso Cultural

Fique por dentro de todas as atividades através das mídias sociais do festival @flisgo

Foto: Divulgação

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top