Gilson Peranzetta e Mauro Senise no Solar do Jambeiro

Gilson Peranzetta e Mauro Senise na edição de agosto doprojeto Cine Jazz Dois renomados instrumentistas brasileiros, Gilson Peranzetta e Mauro...

Gilson Peranzetta e Mauro Senise na edição de agosto do
projeto Cine Jazz

Dois renomados instrumentistas brasileiros, Gilson Peranzetta e Mauro Senise, se apresentam no Cine Jazz, na terça-feira, 27 de agosto, às 19h, no Solar do Jambeiro. Nesta edição. o projeto homenageia o pianista e maestro francês Michel Legrand.

Michel Legrand nasceu em Paris, em 1932. Sua carreira foi marcada pelas composições que serviram de trilha sonora para clássicos como como, “Lola”, “Os Miseráveis”, “Pret-a-Porter”, “Les demoiselles de Rochefort” e “Verão de 42”, entre muitos outros sucessos de bilheteria ao longo dos anos.

Na trajetória de Legrand, o jazz foi marcante. O músico liderou bandas que contavam

No show, Peranzetta e Senize prometem presentear o público com um selecionado repertório de jazz nas trilhas sonoras do cinema. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

A trajetória de Michel Legrand também foi marcada pelo Jazz. Desde 1958, o músico liderou bandas que contaram com alguns dos principais astros do gênero como Miles Davis, John Coltrane, Bill Evans e Herbie Mann. Suas composições estão presentes em álbuns de Stan Getz, Sarah Vaughan e Phill Woods. Clássicos de sua autoria, como “What Are You Doing the Rest of Your Life”, “Watch What Happens” e “The Summer Knows (Summer of 42)” foram regravados por grandes nomes do jazz. Michel Legrand faleceu em janeiro deste ano.

Convidados especiais da noite, Gilson Peranzetta e Mauro Senise estão lançando um novo projeto dedicado ao cinema. Artes marcantes do século XX, cinema e jazz nasceram juntos. Em 1927, um filme marcou o fim do cinema mudo e o início das produções sonoras: O Cantor de Jazz que na verdade, contava a história de um cantor de sinagoga. Na década de 30, no entanto, as big bands do Swing ganhavam as telas e a partir dos anos 50, o jazz moderno se tornava referência na trilha de filmes mais sofisticados, nos EUA e na Europa. Em troca, certas canções de filmes entraram definitivamente nos repertórios da dos grandes músicos do jazz.

Como bons cinéfilos de carteirinha, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise exploram esse território em seu novo álbum, “Cinema a dois”. O projeto conta com arranjos de Peranzzetta e pesquisa de repertório da produtora Ana Luísa Marinho, que inclui entre outros, Michel Legrand.

Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Niterói – FAN, o Cine Jazz tem curadoria de Paulo Renato Rocha.

Fotos: divulgação

SERVIÇO

Cine Jazz
Gilson Peranzzetta e Mauro Senise em homenagem a Michel Legrand
Data: 27 de agosto, terça-feira
Horário: 19h
Evento gratuito
Classificação indicativa: 14 anos

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Pedreira, 195, Ingá, Niterói

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top