Mais de meio milhão de pessoas festejam a chegada de 2020 em Niterói

Equipes da Clin batem recorde de tempo na limpeza da cidade com o recolhimento de um total de 57 toneladas...

Equipes da Clin batem recorde de tempo na limpeza da cidade com o recolhimento de um total de 57 toneladas de lixo na orla e vias públicas

Niterói recebeu mais de meio milhão de pessoas na virada do ano em duas festas simultâneas, organizadas pela Prefeitura, nas praias de Icaraí, na Zona Sul, e Itaipu, na Região Oceânica. Nos dois locais houve queima de fogos e shows musicais. Acabada a festa, equipes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) entraram em ação e, num tempo recorde de três horas, concluíram a limpeza da cidade com o recolhimento de 57 toneladas de lixo, sendo 38 toneladas na orla e vias de Icaraí. Os postos médicos montados nos dois locais de festa registraram 178 atendimentos, com seis transferências para unidades de saúde.

A queima de fogos, que teve patrocínio da concessionária Águas de Niterói, iluminou o céu de Niterói na primeira madrugada de 2020, com 15 minutos de espetáculo em Icaraí, num total de 7,5 toneladas de fogos em seis balsas, e mais 10 minutos em Itaipu com queima de 1,5 tonelada de fogos em uma balsa.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enfatizou que o Réveillon de Niterói consolidou-se como um dos melhores do Rio e do Brasil. Com planejamento e organização, mais de 500 mil niteroienses, visitantes e suas famílias celebram em paz a chegada de 2020 com apresentações artísticas de qualidade.

“Desde quando assumi a Prefeitura, decidimos fazer do Réveillon exemplo de organização e encontro das famílias niteroienses e visitantes. Ontem, tivemos o maior de todos sem nenhuma ocorrência grave. Parabéns aos mais de dois mil servidores que trabalharam para tudo dar certo”, disse Neves.

O prefeito ressaltou, ainda, que o sucesso de mais um ano é o resultado do trabalho conjunto de diversos órgãos da Prefeitura.

“Registramos ocupação de 100% em nossa rede hoteleira, além de maior movimentação no comércio e restaurantes. Com certeza, esta festa vai ficar na memória dos niteroienses e turistas que escolheram a cidade para festejar a chegada de 2020”, completou Neves.

Em Icaraí, a festa começou às 18h30, com a banda Faixa Etária, seguida do grupo Bicho Solto. O Monobloco colocou todo mundo para dançar até poucos minutos antes da queima de fogos. Por volta de 0h20, a principal atração da noite, Gilberto Gil, fez o show principal da noite, relembrando grandes sucessos como “Palco”, “A Novidade”, “No woman no cry” e “One Love”, acompanhado do coro do público.

O cantor agradeceu o carinho e retribuiu, desejando um Ano Novo especial para todos.

“Desde priscas eras, esperamos e temos a esperança de dias melhores. A virada do ano é um ciclo renovando nossos sonhos, para nossa alegria. Viva o Ano Novo, Niterói!”, festejou Gil.

Aos 77 anos, a moradora de Icaraí, Terezinha Maia, aguardava ansiosa a apresentação do cantor baiano.

“Há muitos anos passava o Réveillon aqui em Icaraí, mas foi ficando tudo muito tumultuado e deixei de vir, mas nos últimos anos, voltei. Está tudo muito organizado e hoje temos uma linda festa. Já vi o Gil na Bahia, cantando com o Caetano e ter ele hoje aqui na minha cidade é um presente”, disse ela.

Outras niteroienses também curtiram bastante a festa em Icaraí. Nascidas e criadas em Niterói, as irmãs Malu, Ana e Carmem Sodero vêm todo ano passar o Réveillon na praia.

“Posso afirmar, com certeza, que este foi o melhor ano! Que festa linda! Estou muito feliz e emocionada de estar aqui, comemorando mais um ano com a minha família”, contou Malu.

Os turistas também fizeram parte da festa. De Goiânia direto para Niterói, a vendedora Railene Miranda, de 31 anos, veio com o irmão, Reinaldo Júnior, e mais três amigos, Paula Renata Costa e Silva, Rafael Afonso e Jeferson Machado, para o Réveillon na Praia de Icaraí.

“Esta é a segunda vez que passo Réveillon em Niterói. Vim a primeira vez em 2013 e adorei. Este ano, decidimos voltar e, mais uma vez, está sendo maravilhoso. Estamos aproveitando cada minuto. Essa cidade é maravilhosa”, afirmou Railene.

Em Itaipu, a programação começou por volta das 20 horas, com a banda DKV, seguida do grupo Vou Zuar. Após os 10 minutos de queima de fogos, o sertanejo João Gabriel fechou os shows da noite.

Jorge de Carvalho Neto veio com a família de Maricá para curtir a primeira festa oficial em Itaipu e afirmou que o Réveillon deste ano foi especial.

“É a terceira vez que venho com a família para passar a virada do ano aqui, mas hoje foi lindo demais. Não tem lugar melhor. Me sinto feliz de participar de uma festa como esta”.

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, destacou que a festa na cidade foi um grande sucesso.

“Repetimos o sucesso de, por mais um ano, ter um artista reconhecido e consagrado tocando no Réveillon da nossa cidade. Este ano, ousamos, fazendo duas festas simultâneas e foi tudo realizado com planejamento. Por isso, as pessoas puderam curtir com tranquilidade, o que só reforçou a nossa capacidade em promover grandes eventos”, pontuou Novaes.

Emergências médicas – A festa contou com três postos médicos e nove ambulâncias em Icaraí, e um posto e seis ambulâncias em Itaipu. No total, foram feitos 144 atendimentos em Icaraí, com quatro transferências para o Hospital Municipal Carlos Tortelly e uma para o Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho). Em Itaipu, foram feitos 34 atendimentos, sendo uma remoção por corte para a Unidade de Urgência Mário Monteiro.

Segurança – Além do efetivo da Polícia Militar, a Guarda Municipal de Niterói atuou durante o Réveillon com 375 agentes e 25 viaturas em Icaraí. Em Itaipu, foram 44 agentes e quatro viaturas. Os agentes tiveram ainda o reforço do Cisp Móvel, que fez plantão em Icaraí. A Guarda Municipal registrou 278 autos de infração em Icaraí e 43 em Itaipu. A Seop removeu 18 veículos.

O Cisp cadastrou 341 crianças com pulseiras de identificação e nove menores que haviam se perdido foram reconduzidos a seus familiares.

Trânsito – A NitTrans contou com 50 agentes, oito viaturas operacionais e oito reboques. As ações foram comandadas a partir do Centro de Controle Operacional da Prefeitura de Niterói, onde a coordenação geral teve visibilidade total do trânsito em Niterói, por meio das 120 câmeras instaladas em todas as regiões da cidade. Teve, ainda, o acompanhamento em tempo real da temporização semafórica o que garantiu a melhor fluidez ao tráfego de veículos.  

Limpeza – A Companhia de Limpeza de Niterói montou um esquema especial de limpeza das vias. A partir das 6 horas desta segunda-feira (1º de janeiro), com 800 funcionários, que conseguiram antecipar para as 9h a conclusão dos trabalhos que estava prevista para as 11 horas. Nesse tempo recorde, foram recolhidas 57 toneladas de lixo na orla e vias próximas, sendo 38 toneladas no bairro de Icaraí.

O presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes, comemorou o recorde batido salientando que a conquista é o resultado do trabalho em conjunto das equipes.

“Batemos um recorde no tempo de término da limpeza, fruto de uma excelente organização das equipes da Clin e Prefeitura. Ficamos também contentes com a quantidade de lixo retirada, considerada baixa pelo vulto da festa, o que prova que, cada vez mais, a população está se conscientizando sobre questões ambientais e se preocupando não só em manter a cidade limpa, mas também, com o nosso planeta”, disse Fróes.

Para auxiliar o trabalho manual, a Clin utilizou 60 equipamentos, entre caminhões basculantes, pás mecânicas, retroescavadeiras e bob-cat (tratorzinho), além de pipa d’água com água de reuso, concluindo a limpeza com desodorizador de eucalipto. Também foram disponibilizados para a operação cerca de 100 contêineres.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top