Mais de mil guardas municipais de todo país participam de congresso nacional em Niterói

Evento que vai até esta sexta-feira discute políticas de segurança e ordenamento público Mais de mil guardas municipais de corporações...

Evento que vai até esta sexta-feira discute políticas de segurança e ordenamento público

Mais de mil guardas municipais de corporações de todos os estados brasileiros estão participando do XXIX Congresso Nacional das Guardas Municipais, uma realização conjunta da Prefeitura de Niterói e do Conselho Nacional das Guardas Municipais do Brasil. O evento, que acaba nesta sexta-feira (25), foi aberto na noite de quarta-feira (23) pelo prefeito de Niterói Rodrigo Neves. O objetivo é discutir políticas de segurança e ordenamento público.

Rodrigo Neves destacou a importância da atuação da guarda próxima aos cidadãos, com um trabalho preventivo. Ele afirmou que agentes municipais de todo o País vivem um novo tempo, em que a segurança é um dos principais desafios nos meios urbanos brasileiros, e o protagonismo dos municípios é cada vez mais necessário.

“A segurança é um dos maiores desafios das cidades da América Latina. No Brasil, as guardas municipais passaram, a partir de 2014, a ter estatuto e status diferenciados, sendo compreendidas como integrantes do sistema de segurança pública urbana. Quando assumi a gestão da Prefeitura de Niterói encontramos uma Guarda desvalorizada e desmotivada e, mesmo em um cenário de crise, demos prioridade para a reestruturação da nossa força local. Acredito na importância dos guardas municipais. Sou vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos e me coloco à disposição para levar para o âmbito nacional as demandas do congresso”, explicou o prefeito.

Rodrigo Neves enfatizou ainda que a gestão implantou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores da Guarda, estimulando a qualificação dos agentes, além de realizar um concurso público dobrando o contingente. Outros destaques são a construção da Cidade da Ordem Pública, com um centro de treinamento, e do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), comandado pela Guarda, que monitora a cidade 24 horas com mais de 500 câmeras e atua em conjunto com todas as polícias civil e militar.

Também participaram do evento o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Paulo Henrique de Moraes, a secretária de Fazenda, Giovanna Victer, e os secretários de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, e de Administração, Fabiano Gonçalves.

“Nossa cidade está orgulhosa de sediar esse congresso nacional, que permite a troca de experiências e de boas práticas, aprimorando as guardas municipais de todo o Brasil. Tenho a certeza que o conhecimento é o que engrandece o profissional. Então, aproveitem esse momento, explorem essa oportunidade de aprendizado, e multipliquem com os colegas de suas cidades”, ressaltou Paulo Henrique de Moraes.

O guarda municipal Dagno Ramos falou em nome dos colegas de farda de Niterói.

“Estamos convictos que este será um evento que ficará na história, tendo em vista toda dedicação e apoio investidos. Esperamos que os trabalhos realizados nesses três dias possam estimular a renovação e aprimoramento dos conhecimentos em nosso meio, sem que esqueçamos a enorme satisfação e orgulho de sermos guardas”, pontuou.

A inspetora geral Tatiana Mendes, comandante da Guarda Municipal do Rio, presidente do Conselho Estadual de Guardas Municipais e vice-presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais destacou que as instituições devem se unir em busca de conhecimento.

“Não tem como mensurar o valor desse encontro para a capacitação e evolução das Guardas de todo o Brasil. Precisamos elogiar o planejamento da Guarda Civil Municipal de Niterói, que permitiu que esse evento acontecesse, e agradecer ao prefeito Rodrigo Neves pelo apoio ao nosso congresso”, disse a inspetora.

Fotos: Nathalia Felix

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top