Minha empresa está em dificuldade e agora? Dicas de como sobreviver a uma crise

Bernardo Matta Hoje vamos falar um pouco sobre como podemos prosperar e minimizar os problemas e percalços que podemos ter...

Bernardo Matta

Hoje vamos falar um pouco sobre como podemos prosperar e minimizar os problemas e percalços que podemos ter quando começamos e administramos um novo negócio, isso é comum em todas as empresas. Não existe uma só empresa que não tenha passado por uma crise, independente de qual seja o tamanho dela, desde o autônomo até multinacionais, todas já passaram por algum problema, seja de gestão administrativa, financeira, contábil ou problemas de pessoal. 

Uma coisa que todos questionam em uma crise é: o que faço agora? Todas as pessoas que administram um negócio, não importa o seu tamanho, devem tomar uma atitude e é aí que o plano de negócios entra em ação!

Você sabe o que é plano de negócios?

O plano de negócios é o documento que irá descrever os objetivos do negócio e quais serão os passos e etapas que serão dados para alcançar objetivos tanto de curto, médio e longo prazo como também diminuindo seus riscos e norteando as ações, assim como tentando prever possíveis problemas que possam surgir ao longo da caminhada que se trilha para alcançar o sucesso.

O planejamento é a alma do negócio e é nele que você determina onde você quer chegar com a organização de um passo a passo para alcançar o seu objetivo, logo, quanto mais você se prepara, mais fácil você irá conseguir antecipar possíveis crises, lembrando que sempre temos que ter um capital de giro. Bernardo, mas afinal, o que é o capital de giro?

O capital de giro é a diferença do dinheiro que você tem no caixa – que é o dinheiro que você tem em mãos, disponível para ser usado na hora – e as contas e despesas que você tem para pagar. Em outras palavras, é o dinheiro que você tem no mês para quitar todas as contas, salários de funcionários, despesas e gastos. 

Outra dica importante é que o capital de giro é pra a empresa e não para seu gasto pessoal. É muito importante você separar suas contas pessoais das contas da empresa, o que, se não houver, faz com que haja uma confusão em momentos quando você, por exemplo, pega dinheiro do seu caixa e tira para pagar uma roupa ou supermercado para sua casa. Eu sei que é tentador, mas temos que ter essa disciplina, porque se fizermos isso não vamos ter controle dos gastos e isso vira uma bola de neve.

Apesar de uma das características mais importantes para se empreender seja a proatividade e disposição, a disciplina é uma característica muito importante para um negócio dar certo e se você não a tem, comece desde hoje a exercita-la.


Bernardo Matta é empresário, fundou o Grupo Matta (Móveis Planejados, Marcenaria e Carpintaria). No anseio de ajudar a comunidade fundou a ONG IDEIAS que busca capacitar jovens, acompanhando e fazendo mentoria através de ações sociais, ofertando ajuda às pessoas que tem menos oportunidades para acesso ao mundo do empreendedorismo.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top