Moradores da Grota do Surucucu, em São Francisco, recebem kits de higiene e limpeza

Entrega está sendo feita porta a porta por agentes de saúde. Até o momento, 60 mil kits foram distribuídos em...

Entrega está sendo feita porta a porta por agentes de saúde. Até o momento, 60 mil kits foram distribuídos em comunidades de Niterói 

Entrega de kit higiene. Foto: Douglas Macedo 

 Os moradores da comunidade Grota do Surucucu, em São Francisco, receberam nesta quarta-feira (15), os kits de higiene e limpeza distribuídos pela Prefeitura de Niterói. Dos 80 mil kits que serão entregues, porta a porta, para famílias atendidas pelo Programa Médico de Família, em todas as comunidades carentes da cidade, 60 mil já foram distribuídos.

A ação vai beneficiar, ao todo, 220 mil pessoas de Niterói e ajudar a impedir a disseminação do novo coronavírus. Cada kit contém álcool em gel, sabonete, sabão em pó, detergente, cloro e água sanitária. O Caramujo, bairro com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Niterói, na Zona Norte, foi o primeiro a receber os kits. Locais como Morro do Estado, do Arroz, da Chácara, da Penha e do Cavalão já receberam os produtos.

Nesta quarta-feira, além da Grota do Surucucu, áreas como Souza Soares, Viradouro e Vital Brazil começam a receber os kits. O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, ressalta que esta é mais uma das ações adotadas pela Prefeitura com o objetivo de conter o avanço do coronavírus na cidade.

“Já distribuímos 32 mil cestas básicas para famílias de alunos da rede municipal de ensino, estamos distribuindo um milhão de máscaras para a população, estamos preparando a entrega dos cartões para o pagamento dos auxílios de programas como o Renda Básica Temporária e o Busca Ativa”, disse Axel. “Seguimos com a entrega dos kits de limpeza em diversos bairros de Niterói. Essa ação, que também é educativa, já que junto ao kit está sendo entregue um folheto explicativo com as recomendações para o uso dos produtos, é de grande importância para garantir a limpeza e a higiene dessas famílias niteroienses. Estamos fazendo a nossa parte. É preciso que cada um colabore ficando em casa”.

Entrega de kits. Ação vai beneficiar 220 mil pessoas de Niterói. Fotos: Douglas Macedo

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, enfatizou que na Grota serão entregues 1.800 kits, beneficiando 5.200 pessoas. De acordo com ele, a entrega será realizada pelos profissionais de saúde das duas unidades que funcionam na comunidade. Rodrigo reforçou, ainda, que não é preciso as pessoas saírem de casa para buscar os produtos.

“Podem ficar tranquilos que o kit será entregue nas casas pelos agentes de saúde. Vamos concluir a distribuição dos 80 mil kits no fim desta semana. Além do isolamento social, é fundamental a limpeza da casa e a higiene pessoal. São pequenos atos como esses que estão ajudando a salvar vidas”, pontuou.

O presidente da Associação de Moradores da Grota do Surucucu, Silas Rodrigues, conhecido como Ceniro, falou da importância da entrega dos produtos para os moradores da comunidade.

“Muitas pessoas aqui não têm condições de comprar todos esses produtos. Esses kits estão sendo fundamentais. Já disponibilizamos 10 voluntários, que são moradores da comunidade, para ajudar na distribuição. O trabalho do governo municipal em parceria com as comunidades tem sido fundamental”, contou Ceniro.  

As vizinhas Marilete Ramos, de 56 anos, e Sandra Regina Alves, 61, foram as primeiras a receberem o kit.

“Chegou em ótimo momento. Já estava precisando desses materiais de limpeza”, afirmou Marilete.

“A entrega do kit em casa facilita muito já que dessa forma não precisamos sair para comprar. Para mim é importante porque moro sozinha e tenho ido à rua só em caso de muita necessidade”, acrescentou Sandra.

Com 65 anos de idade e moradora da Grota há mais de 20 anos, Rita de Fátima Teixeira fez questão de agradecer o emprenho dos profissionais que estão atuando nas entregas dos produtos. “Todos estão sendo maravilhosos. Fiz compras há pouco tempo, mas como tenho reforçado a limpeza e evitado sair de casa, chegou em boa hora. Só tenho a agradecer”, finalizou.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top