Museu Janete Costa de Arte Popular leva à população atrações virtuais

Programação segue até 30 de abril O Museu Janete Costa de Arte Popular oferece uma programação on-line diversificada, até o...


Programação segue até 30 de abril

Museu Janete Costa de Arte Popular. Foto: Luiz Ferreira.

O Museu Janete Costa de Arte Popular oferece uma programação on-line diversificada, até o fim de abril, para entreter o público nesta quarentena. Entre as ações estão: um passeio virtual pela exposição em cartaz “Ceará, Terra que Ilumina”, contação de histórias, curiosidades sobre determinada obra, curiosidades sobre arte popular, visita ao espaço educativa, entre outras.

A ideia das programações online surgiu devido à situação atual de pandemia, onde o isolamento social é necessário para evitar o contágio e a disseminação da COVID-19.

A SMC e FAN oferecem, ainda, o ‘Arte na Rede’, com apresentações artísticas e de livre acesso ao público, por meio das redes sociais Cultura Niterói (Facebook, Instagram e YouTube). O objetivo, além de entreter o público, é contribuir com a economia cultural e com a divulgação artística.

PROGRAMAÇÃO NA REDE DO MUSEU JANETE COSTA DE ARTE POPULAR ATÉ 30 DE ABRIL:

Exposição Virtual

Com fotos e vídeos postados em sequências de stories, a proposta da atividade é a imersão e mediação da atual exposição “Ceará, Terra que Ilumina”, visitando todos os setores (altares, oficinas, eixos e salas) de maneira virtual.

Data: durante todo o mês de abril

Contação de História

Através de vídeos, histórias populares e folclóricas são contadas a fim de manter um contato com o público infantil. São contadas histórias de personagens como Saci Pererê, Sereia Iara, etc. A proposta é anexar esta atividade com o programa Arte Popular Para Crianças – a ser adaptado para um programa virtual – que possui mais de 4 anos de existência.

Data: até o fim de abril

A Peça do Mês

A cada mês, uma peça do acervo é selecionada a fim de que se torne a Peça do Mês, onde são passadas todas as informações possíveis sobre ela: ano que a obra foi feita, a quem ela pertencia, a serventia, material executado, dimensões, lugar em que a obra foi feita, título, etc.

Data: até o dia 26 de abril

A Importância do Museu

Falar sobre Memória, Patrimônio, Arte Popular e História. O enganjamento com o público será realizado através de perguntas como: “Você sabe o que é arte popular?”, “Por que é importante visitar um Museu?”, “Para que serve um Museu?”, “Qual a importância de preservar os espaços de memória?”.

Data: a partir de 27 de abril

Revisita Ao Espaço Educativo

A proposta desta atividade é realizar um ‘throwback’ com o setor educativo e interativo do Museu Janete Costa de Arte Popular. As perguntas realizadas são as mesmas que foram feitas na exposição. Por exemplo: “Entre Anjos e Palmeiras” tinham as perguntas ‘O que te prende?’e ‘O que te liberta?’, enquanto a “Ceará, Terra que Ilumina” tem um quadro com ‘Verdades’ e ‘Mentiras’.

Data: até o fim do mês de abril
Fonte: Luiz Ferreira

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top