Acompanhe nossas redes sociais

Música e oficinas, na 3ª semana do “Arte na Rua”



A agenda do Arte na Rua para novembro segue com atrações em dobro, no mês do aniversário de Niterói. No dia 16, sábado, a catora Daíra Saboia se apresenta, às 16h, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).

Já no domingo, estão planejadas quatro atrações. A primeira atividade do dia é a Oficina Malabares, que tem início, às 10h, no Horto do Fonseca e é voltada para crianças. No mesmo local, às 11h, o espetáculo Abridor de Gaiolas é encenado. Ainda no domingo, às 11h, a Duo Cariello se apresenta no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, que recebe também a Oficina de Quadrinhos. Finalizando a programação da semana, no dia 20 de novembro, quarta-feira, acontecem duas apresentações: João Torrado faz show, às 19h, no Trevo de Piratininga. Além do cantor, a banda BR 80 também se apresenta no Trevo de Piratininga, às 19h.

Iniciativa da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Arte na Rua é composto por uma série de eventos gratuitos, das mais diversas linguagens artísticas, escolhidos por meio de Editais Públicos, que percorrem praças, ruas e equipamentos culturais de toda a cidade, levando os artistas para próximo do seu público

Sobre as atrações:

Daíra Saboia

Cantora niteroiense, Daíra Saboia se apresenta com um repertório misto: uma junção de suas canções autorais, do disco “Amar e mudar as coisas”, e músicas de Belchior, as quais a artista cantou em sua última turnê pelo Brasil. Acompanhada por Gilber T (samplers e texturas); Augusto Feres (guitarra elétrica e violão); e Pedro Franco (violão 7 cordas e Bandolim), Daíra combina a sonoridade do Bandolim com beats eletrônico, violão e guitarra.

Abridor de Gaiolas

A peça “Abridor de Gaiolas” fala sobre a aparição de um pássaro misterioso, de rara beleza e canto indescritível na cidade de Jororó. Os moradores, por serem grandes admiradores de aves, têm o costume de manter os pássaros em gaiolas. Por conta dessa tradição, o pássaro misterioso aguçou a curiosidade e o imaginário dos cidadãos, que se reúnem para compartilharem as vezes em que viram a tal ave.

Dirigido por André Munhoz, o espetáculo leva para o palco o conto de Vitor Munhoz, unindo o teatro de bonecos à uma trilha musical executada ao vivo na mistura em voz e violão. A apresentação leva ao público, ainda, a discussão sobre o costume de prender pássaros em gaiolas, a manutenção da biodiversidade e do respeito à todas as formas de vida.

Oficina de Malabares

O malabarismo ajuda a desenvolver a coordenação motora, a visão periférica, a criatividade, a disciplina e diminui a ansiedade. Na oficina, serão ensinados malabares de fitas com o Swing Poi, um instrumento criado pelo povo maori, nativo da Nova Zelândia, que usa bolas, cordas e fitas coloridas. Os alunos vão aprender os principais movimentos, como o Weave e o Butterfly e serão incentivados a criar novos.

Duo Cariello

Formada pelos irmãos Brunno e Ingrid Cariello, a Duo Cariello apresenta o show “The Classics – para ouvir, dançar e cantar junto”. Unindo versões acústicas de sucessos dos anos 70, 80 e 90, o show conta com o melhor da MPB, do POP nacional e internacional, da Folk Music e do rock and roll.  A dupla faz um passeio por hits de artistas como Simon, Cat Stevens, James Duran Duran, Queen, Air Supply, Toto e Milton Nascimento.

A Duo Cariello já se apresenta há mais de 20 anos no estado do Rio de Janeiro e, em sua trajetória, coleciona momentos como a abertura do show do Guilherme Arantes, em Niterói.

Oficina de História em Quadrinhos

Falando sobre memória e preservação, o tema da oficina de História em Quadrinhos é “Niterói: uma história de amor em quadrinhos”. Voltada para o público infantil, ela é dividida em etapas. Inicialmente, serão apresentados a história, os locais turísticos, as personalidades que nomeiam ruas e avenidas.

João Torrado

Músico, João Torrado nasceu em Minas, na cidade de São Lourenço, mas foi criado em Niterói. Estreou no cenário musical nos anos 90, com vasto repertório de MPB e Pop. Seu repertório mescla clássicos, como Djavan, João Bosco e Chico Buarque, com uma MPB mais contemporânea, com músicas de Skank, Capital Inicial e Frejat

BR 80

Formada ainda em 2002 por músicos de Niterói, a BR 80 nasceu com o objetivo de fazer um tributo ao rock nacional dos anos 80. Os integrantes da banda são Sávio (guitarra e voz); Marcelo (bateria e voz); Rodrigo (teclado e voz); e Francisco (baixo e voz). Relembrando sucessos da época, o repertório do conjunto mistura músicas dos anos 80 com hits de outras décadas, sem perder a sua identidade “oitentista”.

Ao longo desses 17 anos de trajetória, a BR 80 já abriu shows de artistas como Fábio Jr., Paralamas do Sucesso, Titãs e Fernanda Abreu. Além disso, o conjunto já se apresentou no Réveillon da Praia de Icaraí, durante a virada de 2009 para 2010.

SERVIÇO:

Daíra Saboia

Data: 16 de novembro, sábado

Hora: 16h

Entrada: Gratuita

Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC)

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói

Oficina de Malabares

Data: 17 de novembro, domingo

Hora: 10h

Entrada: Gratuita

Local: Horto do Fonseca

Endereço:  Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói

Abridor de Gaiolas

Data: 17 de novembro, domingo

Horário: 11h

Entrada: Gratuita

Local: Horto do Fonseca

Endereço:  Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói

Duo Cariello

Data: 17 de novembro, domingo

Horário: 11h

Entrada: Gratuita

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Endereço: Campo de São Bento, s/nº – Icaraí, Niterói

Oficina de Quadrinhos

Data:  17 de novembro, domingo

Hora: 11h

Entrada: Gratuita

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Endereço: Campo de São Bento, s/nº – Icaraí, Niterói

João Torrado

Data: 20 de novembro, quarta-feira

Hora: 19h

Entrada: Gratuita

Local: Trevo de Piratininga

Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves, s/nº – Piratininga, Niterói

BR 80

Data: 20 de novembro, quarta-feira

Horário:  19h

Entrada: Gratuita

Local: Trevo de Piratininga

Endereço:  Rua Professor Ernãni Faria Alves, s/nº – Piratininga, Niterói

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Compartilhe esta matéria:

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.




Top