Acompanhe nossas redes sociais

Niterói acelera imunização contra Covid-19



Objetivo é vacinar pessoas com comorbidades ou deficiência permanente de 35 anos ou mais até o dia 15 de maio

A Prefeitura de Niterói vai acelerar, a partir da próxima semana, a vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Tendo em vista a necessidade de seguir o Plano Nacional de Imunizações (PNI) e os estoques disponíveis do imunizante, o município vai vacinar, a partir da próxima segunda-feira (10), pessoas com comorbidades de 45 ou mais. Até o dia 15, devem ser imunizadas pessoas de 35 anos ou mais.

Dentro do critério de comorbidades e deficiência permanente, na segunda (10) e terça-feira (11), serão imunizadas pessoas com 45 anos ou mais. Na quarta (12) e quinta-feira (13), pessoas com 40 ou mais, e na sexta-feira (14) e sábado (15), pessoas com 35 ou mais. Pacientes com doença renal crônica, pessoas com Síndrome de Down, gestantes e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) – todos acima de 18 anos – podem ir aos postos para tomar a primeira dose em qualquer dia da semana.  A lista de comorbidades pode ser conferida no link: https://bit.ly/3tsry2S

O prefeito de Niterói, Axel Grael, reforçou em pronunciamento nas redes sociais que o município espera que o Ministério da Saúde acelere o envio de vacinas para que a população seja imunizada o mais brevemente possível.

“Já avançamos na vacinação de idosos de até 60 anos e agora estamos realizando a imunização de pessoas com comorbidades. Enquanto seguimos com o calendário de vacinação e aguardamos o envio de mais doses pelo Ministério da Saúde, é essencial que a população siga utilizando máscara e cumprindo os protocolos de higiene e distanciamento social, evitando aglomerações”, afirmou o prefeito.

Calendário acelerado

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou que com a alteração no calendário, a vacinação do grupo de comorbidades ou deficiência permanente com 18 anos ou mais deve ser concluída até 21 de maio.

“Estamos finalizando esse calendário em menos de 30 dias. Depois dos idosos, essas são as pessoas que correm mais risco com a Covid-19, por isso é muito importante acelerarmos essa imunização e contarmos com a adesão da população. Se você estiver dentro dos critérios, busque nossos postos para continuarmos protegendo a nós e aos nossos entes queridos”, disse.

O secretário ainda adiantou que existe a perspectiva de chegada de novas doses de CoronaVac nesta sexta-feira (07). Caso o quantitativo realmente chegue à cidade, a Prefeitura de Niterói vai anunciar novo cronograma de segunda dose para o imunizante.

Foto: divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Compartilhe esta matéria:

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.




Publicidade


Top