Niterói Blues & Jazz Festival começa neste sábado

O Niterói Blues & Jazz Festival chega para matar a saudade dos fãs por ouvir os improvisos que marcam estes…

Márvio Ciribelli

 O Niterói Blues & Jazz Festival chega para matar a saudade dos fãs por ouvir os improvisos que marcam estes dois estilos musicais. Os shows ocorrem no sábado 20, no domingo 21 e na segunda-feira, 22, data em que a cidade completa 448 anos. As apresentações ocuparão duas das melhores casas de espetáculo de Niterói: o Theatro Municipal, com shows iniciando às 19h, e a Sala Nelson Pereira dos Santos, sempre às 21h30.

No primeiro dia do Festival, o Theatro Municipal recebe o cantor e pianista Márvio Ciribelli, que tem 18 discos gravados e uma sólida carreira com influência direta da fase de ebulição da Bossa Nova e do Samba-Jazz. Ciribelli, segue a trilha aberta por nomes como Luiz Eça (Tamba Trio) e Antônio Adolfo (Trio 3D). O músico não é novato em grandes eventos. Ele já tocou em várias edições do Montreux Jazz Festival, um dos mais importantes do mundo e participou, em 2019, do Festival Jazz Plaza, em Havana, Cuba.

Mas o som não para no piano. O Municipal recebe no mesmo dia, sábado 20, a primeira atração internacional do Festival, o americano Roosevelt Collier, um virtuoso do lap steel, um instrumento popularmente conhecido como guitarra havaiana. O músico, que tem parcerias com Andy Hall (outro especialista no instrumento) e Michael League (do Snarky Puppy). Natural da Florida, o norte-americano passou a infância em um projeto habitacional financiado pelo Governo e teve como “background musical” o Gospel, o Blues, Funk e também Hip-Hop.

Já na Sala Nelson Pereira dos Santos, também no dia 20 às 21h30, haverá a apresentação da cantora cearense Nanda Moura, uma das grandes revelações do Blues nacional. Oriunda de uma família de músicos, começou profissionalmente aos 9 anos de idade, em sua cidade natal, Limoeiro do Norte, Ceará. Em 2014, já radicada no Rio de Janeiro, aprofundou-se no estilo musical de sua preferência, o Blues tradicional. Nanda é uma estudiosa do Blues das décadas de 1920 e 30, e apaixonada pelas antigas divas, como Bessie Smith, Memphis Minnie, e Ma Rainey.

No mesmo palco, a seguir, sobe o cantor e gaitista americano, Keith Dunn. Em sua primeira visita ao Brasil, ele será acompanhado pelos irmãos guitarristas, Nicolas e Danilo Simi (The Simi Brothers), banda a qual Dunn não dispensou elogios. No início de carreira, em Boston, Dunn tocou com lendas do Blues tais como: Muddy Waters, Howlin ‘Wolf, James Cotton, Big Walter Horton, Otis Rush, Big Joe Turner, Etta James, entre outros.

No dia 21, domingo, às 19h, Keith Dunn & The Simi Brothers retornam ao Festival, dessa vez no Theatro Municipal, que também terá a apresentação do grande guitarrista niteroiense Paulinho Guitarra, referência no instrumento em todo país. Ainda nesta data, às 21h30, a cantora e atriz Taryn levará à Sala Nelson Pereira dos Santos uma performance vocal vigorosa influenciada pelas grandes cantoras do jazz e blues. O norte-americano Roosevelt Collier, fecha a noite, na Sala Nelson.

O último dia do Niterói Blues & Jazz Festival, segunda (22), aniversário da cidade, terá Gui Schwab – cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical – abrindo o show para o saxofonista americano Chris Potter e o mestre do bandolim, Hamilton de Holanda, no Theatro Municipal de Niterói, às 19h. Já às 21h30, na Sala Nelson Pereira dos Santos, o grupo Soulshine Jam Band, seguido de Azymuth feat DJ Nuts, fecham o Festival. 

Protocolos – As apresentações serão realizadas sob vigência do novo protocolo de saúde da cidade de Niterói. Seguindo todas as medidas de segurança sanitária, como a obrigatoriedade do uso de máscaras. De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top