Niterói é escolhida cidade líder na campanha global Cidades Pedaláveis

Niterói foi selecionada como uma das cidades líderes da campanha "Cidades Pedaláveis", uma iniciativa mundial do Instituto de Políticas de…

Niterói foi selecionada como uma das cidades líderes da campanha “Cidades Pedaláveis”, uma iniciativa mundial do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). A meta global da campanha é fazer com que as cidades participantes implementem infraestrutura cicloviária que permita o acesso de 25 milhões de habitantes a redes conectadas de ciclovias e ciclofaixas até 2025. Nos últimos anos, a Prefeitura de Niterói investiu para triplicar a rede cicloviária da cidade, que hoje está em 48 quilômetros.  

A escolha de Niterói para a campanha reconhece os avanços do município na pauta da bicicleta. A participação da cidade foi firmada durante encontro entre o prefeito de Niterói, Axel Grael, o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, o secretário municipal do Clima, Luciano Paez, e a CEO global do ITDP, Heather Thompson. O grupo se reuniu em novembro, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). Além de Niterói, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza também participam.

Responsável pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Filipe Simões lembrou que atualmente cerca de 6% dos deslocamentos da cidade são feitos de bicicleta.

“Niterói possui um planejamento ambicioso a curto e médio prazo para incentivar que ainda mais pessoas usem a bicicleta nos seus deslocamentos. A participação da cidade na campanha Cycling Cities é uma oportunidade de troca de experiências e insere Niterói em posição de liderança nesta pauta”, disse.

Por conta da participação da cidade na campanha, o município terá acesso a oficinas e capacitações oferecidas pelo Instituto. A administração municipal continua ampliando os investimentos na malha cicloviária. Já em andamento, o sistema cicloviário da Região Oceânica vai implantar 60 quilômetros na cidade. Até 2024, serão 120 quilômetros  de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas.

ITDP – O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) é uma organização sem fins lucrativos, constituída em Washington, D.C. em 1985 e sediada na cidade de Nova York. A missão do ITDP é promover o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo. A organização com os governos municipais serve para implementar projetos de transporte e desenvolvimento urbano que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e a poluição, ao mesmo tempo que impulsionam a habitabilidade urbana e as oportunidades econômicas.

Foto: Douglas Macedo

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top