Acompanhe nossas redes sociais

Niterói forma turma do programa Jovem EcoSocial



280 alunos receberam o certificado de conclusão do curso, realizado em parceria com a Firjan

A Prefeitura de Niterói realizou nesta sexta-feira (17) a cerimônia de formatura de 280 alunos do programa Niterói Jovem EcoSocial. A solenidade foi realizada na Sala Nelson Pereira dos Santos, com participantes de 18 turmas de nove cursos. O Jovem EcoSocial começou em outubro de 2019 e atende 400 jovens com idades de 16 a 24 anos, de 11 comunidades do município.

O programa, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói através do Pacto Contra a Violência e realizado em parceria com a Firjan, promove a inclusão social de forma qualificada, desenvolve habilidades sociais e competências profissionais, por meio de capacitação técnica profissionalizante.

Em contrapartida, os alunos atuam em ações da Prefeitura, em áreas como reflorestamento, manutenção de recursos hídricos, ações preventivas de queimadas, de Defesa Civil e atividades visando à manutenção e à sinalização de trilhas da cidade. Até agora, eles são responsáveis pelo plantio de mais de cinco mil mudas de árvores na cidade. Durante o projeto, eles recebem uma bolsa-auxílio de R$ 750.

Para o prefeito de Niterói, Axel Grael, o EcoSocial é um programa que deu muito certo, contribuindo para a inserção desses jovens no mercado de trabalho.

“Essa formatura não é o final de um processo, mas sim o início. Antes de concluir o curso, noventa dos nossos alunos já estavam trabalhando, e temos a certeza de que esse número ainda vai crescer muito. A Prefeitura de Niterói vai ampliar o EcoSocial, levar o programa a outras comunidades e aumentar o número de alunos atendidos”, disse o prefeito.

Nesta sexta-feira, receberam diploma os alunos dos cursos de Assistente Administrativo I, Assistente Administrativo II, Mecânico de Ciclo Otto, Confeccionador de Bolsas em Tecido, Costura Industrial, Eletricista de automóveis, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Padaria e Pizzaiolo.

“É um dia importante para os alunos e para nós. Foram dois anos de um trabalho que concluímos com a certeza de que demos oportunidades para centenas de jovens”, disse o secretário de Participação Social, Anderson Pipico.

Moradora da Vila Ipiranga, Sara Chfn fez o curso de eletricista. Ela falou sobre a importância de dar espaço e chances a jovens de comunidades.

‘’O projeto tem um significado muito grande pra mim e pra minha família. O EcoSocial transformou a Vila Ipiranga, que para mim hoje é um lugar de oportunidades. Me tornei uma pessoa melhor e hoje consigo ver que eu posso conquistar o que eu quiser”, pontuou Sara.

Foto: Douglas Macedo

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Compartilhe esta matéria:

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.




Publicidade
Top