Niterói vai usar sistema de cores para identificar estágios de combate ao coronavírus e níveis de restrição de circulação

Escala irá do preto (situação extremamente grave) ao verde (normal). Plano de transição gradual para uma nova normalidade será apresentado...

Escala irá do preto (situação extremamente grave) ao verde (normal). Plano de transição gradual para uma nova normalidade será apresentado nesta terça-feira (19

Barreira na Alameda. Foto: Berg Silva

 Niterói terá um sistema de cores para identificar os estágios do combate ao coronavírus na cidade e os níveis de restrição de circulação e isolamento social que serão colocados em prática. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pelo prefeito Rodrigo Neves em pronunciamento nas redes sociais. Os estágios terão as cores preta (situação extremamente grave da pandemia), vermelho (situação muito grave, com restrições de circulação mais rígidas – estágio atual), laranja (atenção máxima) e amarelo (alerta). O sinal verde só deverá ser adotado quando estiver disponível uma vacina contra a Covid-19.

O plano de retomada gradual das atividades na cidade está sendo desenvolvido por um grupo de trabalho formado por especialistas e técnicos da Prefeitura e conta com critérios como a taxa de transmissão da Covid-19, taxa de letalidade e a retaguarda de leitos.

“Graças à disciplina e perseverança dos cidadãos de Niterói e às medidas inovadoras da Prefeitura, que foram reconhecidas nacional e internacionalmente, nós vamos iniciar um programa de transição gradual das atividades para uma nova normalidade, sempre com o devido cuidado com a saúde pública”, destacou o prefeito. “A dinâmica desse processo será condicionada pelo comportamento dos cidadãos e também pelo ciclo da epidemia. Caso seja necessário, poderemos retroceder a estágios de restrição mais rígidos”.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (18), Niterói tem 1.295 casos confirmados de Covid-19, com 663 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 74 óbitos e tem 493 pacientes recuperados.

Renda Básica Temporária – Os beneficiários do programa assistencial da Prefeitura que receberam o cartão na primeira fase do programa –  famílias inscritas no CadÚnico – tiveram seu primeiro crédito efetuado no dia 29 de abril. Para estas famílias, a segunda carga foi antecipada para os dias 18, 19 e 20 de maio. Nesta segunda-feira, o crédito foi efetuado para quem tem a letra inicial do nome de A até F. Na terça-feira (19), será a vez daqueles com as iniciais de G até M. Na quarta-feira (20), para quem tem o nome iniciado de N até Z. Já aqueles que foram incluídos na segunda etapa – famílias de alunos da rede municipal de ensino não inscritas no CadÚnico – e receberam seus cartões até a última sexta-feira (15), o crédito será feito nos dias 21 e 22 de maio. No dia 21, quem tem nome iniciado por letras de A a J. No dia 22, iniciais de K a Z.

O pagamento dos benefícios sociais emergenciais Renda Básica Temporária e Busca Ativa foi prorrogado até dezembro deste ano. Por meio destes programas, famílias niteroienses que mais precisam recebem um auxílio de R$ 500 por mês. Niterói foi a primeira cidade da Região Metropolitana a adotar medidas sociais e econômicas para reduzir os impactos provocados pela crise do coronavírus. Cerca de 50 mil famílias niteroienses estão sendo atendidas pelos programas sociais emergenciais.

Homenagem – O movimento #Niteróiaplaudequemcuida terá uma segunda edição nesta terça-feira (19) para homenagear os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus na cidade. Organizado por diversas entidades da sociedade civil e com apoio da Prefeitura de Niterói, o movimento pede que a população vá para as janelas e varandas de suas casas às 20h para aplaudir e demonstrar gratidão a profissionais de saúde, trabalhadores de serviços essenciais, guardas, assistentes sociais, agentes de supermercados, caixas e garis, entre outras categorias.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top