OAB Niterói promoveu debate para abordar “Tópicos Contemporâneos de Direitos Humanos: Desafios e Perspectivas
A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, realizou debate na última terça-feira, dia 15, com enfoque em “Tópicos Contemporâneos de Direitos Humanos: Desafios e Perspectivas”.
Promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, presidida por Guido Tiepolo, concorrido evento, realizado no auditório da entidade, contou na abertura com Clara Villar, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania OAB Niterói, e os convidados: Rafael Borges, secretário-geral da OAB/RJ, e Ingrid Caldas, secretária de Direito das Mulheres de Maricá-RJ. No cerimonial, Nathalya Royer.
Como expositores: Manoela Roland, pós-doutora em Direito Internacional (Uerj) e professora da UFJF, que acordou: “A agenda de Direitos Humanos e Empresas: Perspectivas e Desafios”; Sérgio Sant’Anna, doutor em Ciência Política (UFF) e procurador federal aposentado, com “Direitos Humanos, Geopolítica e Meio Ambiente”, e Josiane Peçanha, doutora Honoris Causa, mestre em Ensino de História (Uerj) e Fundadora do Coletivo Afrodivas, “Cor do Medo: Segurança Pública e Racismo Institucional no Brasil”.
Falando sobre o evento, Guido Tiepolo sentenciou:
“Organizar uma palestra sobre ‘Tópicos contemporâneos de Direitos Humanos’ foi uma experiência enriquecedora e necessária para a CDHC. O evento proporcionou um espaço de diálogo, conscientização e reflexão sobre temas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Percebemos o quanto é urgente discutir questões como o racismo estrutural, meio ambiente, conjuntura geopolítica e a relação Direitos Humanos e empresas transnacionais”, disse, acrescentando:
“As exposições não só esclareceram dúvidas, mas também inspiraram ações concretas entre todos os participantes, fortalecendo nosso compromisso com a equidade e a cidadania. Fica claro que iniciativas como essa são essenciais para promover mudanças reais e combater violações, mostrando que a educação e o debate são ferramentas poderosas na luta por um mundo mais humano e inclusivo.”
Durante o evento, a expositora Josiane Peçanha, lançou e sorteou exemplares de seu livro “Nossos passos vêm de longe: O ensino de Historia na construção de uma Educação Antirracista e Decolonial”, pela Appris Editora.
Ela apresentou:
“É fruto de uma dissertação apresentada ao programa Nacional ProfHistória, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no ano de 2018. Apresenta a origem do Racismo à brasileira, com levantamento histórico, sociológico e psicológico sobre o seu desenvolvimento e impactos extremamente violentos e negativos junto às populações negras, no decorrer dos séculos e sistemas político-econômicos.”
Além de conselheiros, presidentes e delegados de Comissões da OAB Niterói, o evento contou as presenças de: Raíssa Laurentino Siqueira, representando a Liga de Direitos Humanos da UFF; Lia Vieira, do Fórum de Mulheres Negras; Fabrício Fernandes, presidente da Unegro Niterói; Helena Castro, professora do Instituto de Biologia da UFF; o ex-vereador Paulo Eduardo Gomes, e Cleide Victória, gestora ambiental fundadora da Empresa Só Encontudo Sustentabilidade, dentre outras personalidades.
Fotos: @liliandacosta_
#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaoabniteroi #cfoab
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".