Papo de Samba

Ricardo de Moraes O carnaval está chegando! Viva o carnaval! Desde os nossos primeiros escritos no Diário de Niterói, como...

Ricardo de Moraes

O carnaval está chegando! Viva o carnaval!

Desde os nossos primeiros escritos no Diário de Niterói, como bem sabem nossos qualificados leitores, sustentamos que o carnaval é o melhor amigo do samba.

As marchinhas, a marcha rancho, o frevo tiveram – e em muitos lugares ainda têm – grandes momentos no carnaval. O samba por sua vez segue com sua presença constante, assegurada nacionalmente. As escolas de samba, em particular, muito colaboram para a permanência do samba no carnaval. Fica claro que existe uma relação simbiótica entre o samba e o carnaval.

Nossa cidade viveu muitos momentos de glória carnavalesca. No país Niterói já ocupou o segundo lugar, em relevância, nos desfiles das escolas de samba. Hoje a despeito da interrupção dos desfiles no Centro – de 1996 a 2005 – novas agremiações surgiram e, a julgar pela disposição e ânimo atual do niteroiense, estamos vivendo um período de renovação.

São muitos blocos surgindo na cidade, por outro lado, o sucesso de público dos ensaios de rua das principais escolas, já nos mostram que viraram um grande acontecimento. Viradouro, Cubango e Sossego, não param por aí, nossas escolas fazem bonito no Sambódromo do Rio, pressionam as escolas concorrentes e elevam o nível das disputas.

Aqui, nos desfiles na Rua da Conceição, a capacidade de atrair mais público já está se esgotando. Recentemente, numa discussão da Comissão de Carnaval formada para 2020, já se admitia que a Avenida Amaral Peixoto pode ser novamente utilizada para os Desfiles das Escolas de Samba, mas mantendo a Rua da Conceição, como palco dos Desfiles das Escolas menores e dos blocos. Podemos, portanto, prever o retorno dos desfiles na Amaral Peixoto, a todo vapor em 2021.

Carnaval no Brasil é coisa séria. O carnaval é uma festa e, como toda festa, requer planejamento. O carnaval aquece a economia, gerando empregos e ocupações temporárias. A receita de empresas que atuam em alimentos e bebidas, a indústria hoteleira e do turismo alcançam bons índices de faturamento no período momesco. Em tempos sombrios, temos que registrar nossa satisfação com a percepção e sensibilidade da prefeitura municipal, a esse respeito.

O carnaval 2020 está chegando, ainda assim, cabe dizer que já esperamos a evolução do planejamento para 2021.

Vamos em frente!

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top