Prefeitura de Niterói inicia curso gratuito para instituições do Terceiro Setor

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta segunda-feira (18), na sala Nelson Pereira dos Santos, a aula inaugural do curso gratuito…

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta segunda-feira (18), na sala Nelson Pereira dos Santos, a aula inaugural do curso gratuito de gestão e governança. O curso que tem como foco, o aprimoramento da gestão das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para que possam se formalizar, elaborarem projetos, captarem recursos e participarem de editais do município, é uma das iniciativas desenvolvidas pelo programa Niterói Cidadã para dar apoio ao Terceiro Setor.

A aula inaugural que contou com a presença do prefeito Axel Grael, teve como tema o papel das organizações sociais no combate à pobreza, discrimação e defesa do meio ambiente. “Sabemos a diferença que faz uma instituição organizada, com gestão profissionalizada. Queremos buscar uma forma de estimular que as instituições de Niterói aproveitem as oportunidades que são criadas pela Prefeitura, e que a gente aumente a capacidade competitiva dessas organizações. Isso não é em detrimento do trabalho de desenvolvimento de políticas públicas. Uma sociedade civil independente tem condições melhores de exercer seu papel democrático. Tenho certeza que esse curso trará boas oportunidades para essas organizações. Niterói só tem a ganhar com uma sociedade civil fortalecida”, enfatizou Grael.

Todas as 50 vagas para a primeira edição já foram preenchidas, mas há uma lista de espera para a próxima turma, com previsão de início para o primeiro semestre de 2022. O curso será ministrado no modelo híbrido de ensino. A aula inaugural teve como tema o papel das organizações sociais no combate à pobreza, discriminação e defesa do meio ambiente.

Através do Niterói Cidadã, essas instituições poderão participar de cursos de capacitação, ações filantrópicas, ter acesso a editais e ter sua causa divulgada pelos canais da Prefeitura.

“Este é um momento muito importante. Através da minha experiência no projeto Grael, conheço bem os desafios de se trabalhar no Terceiro Setor. Com a organização profissionalizada, aumenta a capacidade de captar recursos, melhora a gestão e permite que essas OSCs ampliem seu trabalho. Foi um sonho poder realizar este curso”, disse a primeira-dama de Niterói e coordenadora voluntária do programa, Christa Grael.

O secretário executivo do Viva Rio, Rubem Cesar Fernandes, que também participou da aula inaugural do curso, destacou a importância da iniciativa e a parceria com o município.

“Essa relação da Prefeitura de Niterói com a sociedade civil, com as organizações sociais, é incrível, especialmente nesse Brasil de hoje, onde é tão difícil ver uma gestão valorizar o Terceiro Setor. O desenvolvimento da cidadania através das organizações sociais é um exemplo para todo o País”, afirmou.

As aulas serão ministradas pela Escola de Governo e Gestão (EGG), com a participação de profissionais especializados e instituições parceiras, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Niterói, e irão abordar assuntos como o histórico e governança das OSCs, passando pela legislação, formalização e manutenção das entidades, gestão de projetos, formas de captação de recursos inclusive em editais nacionais e internacionais, prestação de contas, além da importância da comunicação e do bom uso das redes sociais.

“Acreditamos verdadeiramente que é de mãos dadas, Prefeitura e sociedade, que vamos superar os desafios. A Prefeitura, em um trabalho conjunto, busca as organizações sociais para aumentar sua capacidade de atuação. Estamos apoiando essas organizações para aumentar a capacidade delas, para se formalizarem e se capacitarem. Iniciamos hoje um ciclo de capacitação para essas organizações, analisando quais são as demandas e como podemos, efetivamente, oferecer melhorias”, ressaltou a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti.

O secretário Executivo da Prefeitura, Bira Marques, lembrou as conquistas alcançadas pelo município nos últimos oito anos e os projetos que estão sendo desenvolvidos pela gestão municipal que estão proporcionando cada vez mais o crescimento da cidade.

“Hoje é um dia de encontros. São 50 instituições, que alcançam milhares de pessoas na nossa cidade. Quando falamos em 50 instituições, falamos em vidas, sonhos, expectativas, proteção social. Diversas pessoas que estão aqui conosco tiveram na luta pela regularização dos Conselhos Municipais e fizeram e fazem parte desta história da cidade que temos orgulho. Ao longo dos últimos oito anos, avançamos muito, temos as contas organizadas e um governo pronto para dar mais um passo. Ao final deste novo ciclo, estaremos formando essas instituições, resgatando e reconhecendo a histórias dessas organizações tão fundamentais para a nossa cidade”, pontuou Bira Marques.

O presidente da Federação das Associações de Moradores (FamNit), Manoel Amâncio, frisou que este apoio do município para as instituições do Terceiro Setor chega em um momento muito importante.

“Este curso de capacitação vem, em um primeiro momento, para fortalecer as organizações sociais da cidade de Niterói. Neste momento tão difícil que enfrentamos com a pandemia, sempre tivemos o apoio da Prefeitura, como por exemplo a prorrogação dos benefícios sociais até dezembro. As OSCs sempre estiveram junto ao governo, é uma relação de respeito, carinho e muita atenção. Essa reciprocidade constrói uma gestão vitoriosa, amparando a população que mais necessita, sendo bem assistida”, finalizou.

Para participar do Niterói Cidadã, é preciso responder ao questionário no Portal de Serviços https://servicos.niteroi.rj.gov.br/. Este diagnóstico vai ajudar a gestão municipal a compreender, de forma mais específica, as principais demandas das organizações e projetos sociais, com o objetivo de desenvolver ações que auxiliem e apoiem o Terceiro Setor.

Foto: Douglas Macedo

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top