Acompanhe nossas redes sociais

Prefeitura de Niterói participa de encontro de grupo de trabalho do G7



Declaração dos Prefeitos, apresentada na reunião virtual, será levada à Cúpula do G7, em junho  

O prefeito de Niterói, Axel Grael participou, nesta terça-feira (03) do encontro do Urban 7, grupo de trabalho do G7 voltado para debater questões da área urbana e da

Pelo quarto ano seguido, o governo brasileiro não foi convidado para o G7, a reunião dos 7 países mais ricos do mundo. Mas nem por isso, o Brasil vai deixar de se fazer representar. O prefeito de Niterói, Axel Grael participou, nesta terça-feira (03) do encontro do Urban 7, grupo de trabalho do G7 voltado para debater questões da área urbana e das cidades. Grael, que também é vice-presidente de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), falou em nome da América Latina e foi o único da região a discursar no evento, que tem como tema “Abraçando o Mundo Urbano: Cidades, Urbanização e Cooperação Multinível como Motores de Mudança para a Paz, Democracia e Sustentabilidade”.

A participação de Niterói no evento foi articulada pelo Núcleo de Relações Internacionais e Institucionais do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), a convite do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O prefeito Axel Grael falou sobre a importância dos governos locais do mundo trabalharem de forma coordenada para uma sociedade mais justa econômica e socialmente e ambientalmente mais sustentável. Municípios da América Latina enviaram contribuições para a Declaração dos Prefeitos U7, apresentada no encontro.

“O documento com participação da América Latina pontua a importância que precisamos dar à construção de uma sociedade justa para um planeta sustentável. Também expressamos nossa profunda preocupação para eliminar desigualdades sociais, de gênero e intergeracionais. É preciso mobilização de investimentos para um futuro melhor e é importante que permaneçamos juntos, porque assim somos mais fortes”, disse o prefeito, que ainda lembrou de sua participação na COP26, quando se reuniu com o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Além de prefeitos do G7, também falaram no evento representantes do Parlamento Global de Prefeitos, do Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, e o Presidente da Associação das Cidades Alemãs. Formado por EUA, Canadá, Japão, França, Reino Unido, Itália e Alemanha, o G7 se reunirá em junho, quando será entregue a Declaração dos Prefeitos U7.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Compartilhe esta matéria:

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.




Publicidade


Top