Prefeitura de Niterói prorroga quarentena até o dia 15 de maio

Programa Renda Básica Temporária vai ser ampliado para beneficiar jornaleiros. Projeto de lei na Câmara discute pagamento de auxílio para...

Programa Renda Básica Temporária vai ser ampliado para beneficiar jornaleiros. Projeto de lei na Câmara discute pagamento de auxílio para motoristas de aplicativo

A Prefeitura de Niterói vai prorrogar o período de isolamento social na cidade até 15 de maio para deter o avanço da Covid-19 no município. De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, a única exceção na quarentena é para serviços médicos.

“Niterói possui todas as condições territoriais, sociais e econômicas para viver uma tragédia causada pelo novo coronavírus: maior proporção de idosos do Estado, muitas famílias que viajaram ao exterior, e comunidades próximas a bairros de classe média e alta”, destaca Rodrigo. “Mas nós estamos vencendo essa batalha, graças à distribuição de 80 mil kits de limpeza e máscaras, sanitizações nas principais ruas e comunidades, e pelo empenho do niteroiense. Precisamos manter a disciplina e perseverança e diminuir a circulação de pessoas na cidade. Vamos prorrogar as medidas de isolamento social até 15 de maio e, neste momento, a única janela será para serviços médicos. Esses 15 dias serão determinantes para protegermos os nossos pais e nossos avós”.

O prefeito lembrou que constituiu um grupo de trabalho com Firjan, CDL, Sindilojas e outras associações comerciais para estudar a retomada gradual da atividade econômica em Niterói.

Renda Básica Temporária – O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, informou que a Prefeitura de Niterói vai incluir os jornaleiros entre os beneficiários do programa Renda Básica Temporária. Além disso, um projeto de lei enviado para a Câmara de Vereadores prevê o pagamento do auxílio também para motoristas de aplicativos residentes em Niterói. Os pagamentos deverão ser feitos na segunda quinzena de maio. O secretário lembrou ainda que os cartões do Renda Básica Temporária para famílias com filhos na rede municipal de ensino que não estão no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal serão entregues entre os dias 11 e 15 de maio.

“Estamos trabalhando na listagem de beneficiados e planejando a distribuição dos cartões, para que tudo seja feito de forma tranquila e organizada, sem aglomerações”, afirmou o secretário, que ressaltou ainda que o crédito da primeira parcela do auxílio para as cerca de 25 mil famílias beneficiadas na primeira fase do programa foi feito nesta quarta-feira (29).

Niterói Supera e Empresa Cidadã – A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, destacou que segue aberto o cadastramento para o programa Niterói Supera, que vai oferecer crédito para capital de giro para profissionais liberais, micro e pequenas empresas sediadas no município.

“Basta entrar no site da Secretaria de Fazenda e se cadastrar no programa. A instituição bancária entrará em contato com o empresário, que deverá levar o recibo de inscrição no Niterói Supera para negociar as condições do empréstimo, que terá os juros pagos pela Prefeitura de Niterói, seis meses de carência e pagamento em até 36 vezes”, explicou Giovanna Victer.

A secretária de Fazenda contou que nesta quarta-feira foi feito um depósito teste na conta das empresas que se cadastraram no programa Empresa Cidadã, em que a prefeitura vai pagar, por três meses, até nove salários mínimos para quem tem até 19 funcionários. O objetivo do depósito teste é checar se todas as informações estão corretas para que o pagamento seja feito sem problemas no dia 5 de maio.

O prefeito Rodrigo Neves reiterou que o plano de apoio ao setor econômico da cidade vai ajudar a manter as empresas de Niterói de pé nesse período de isolamento social.

“Niterói está mostrando que não há contradição entre salvar vidas e auxiliar o setor econômico. Estamos desenvolvendo um plano inédito no Brasil para ajudar as empresas do município a superar esse momento difícil”, afirmou o prefeito.

Boletim – Niterói chegou, nesta quarta-feira (29), a 346 casos confirmados de Covid-19 confirmados, com 103 pessoas em isolamento domiciliar em casa, acompanhados pela Fundação Municipal de Saúde. Houve hoje o registro do 24º óbito. Há 52 pacientes com a Covid-19 internados em hospitais. A cidade contabiliza 130 pacientes recuperados.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top