Acompanhe nossas redes sociais

Prefeitura envia à Câmara o Plano Municipal de Cultura

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, encaminhou à Câmara de Vereadores o texto do Plano Municipal de Cultura, principal instrumento que vai orientar as políticas públicas culturais da cidade.


Plano foi elaborado em diversas etapas, ao longo das cinco conferências, realizadas com ampla participação da sociedade civil e do setor cultural

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, encaminhou à Câmara de Vereadores o texto do Plano Municipal de Cultura, principal instrumento que vai orientar as políticas públicas culturais da cidade. O projeto será analisado inicialmente pela Comissão de Cultura da Câmara e depois avaliado e votado na Casa. Se aprovado, completará a arquitetura de políticas públicas culturais de Niterói, prevendo as diretrizes e o orçamento do setor, entre outras ações.

O plano, decenal, foi elaborado em diversas etapas, ao longo das cinco Conferências Municipais de Cultura realizadas nos últimos 14 anos, com ampla participação da sociedade civil e do setor cultural. A elaboração envolveu diretamente o Conselho Municipal de Políticas Culturais, a sociedade civil e o poder público. O texto-base do documento foi aprovado na 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em novembro do ano passado.

Entre as diretrizes previstas no projeto, estão a descentralização da cultura, estimulando ações nas Zonas de Especiais de Interesse; a implementação de um programa de estímulo à participação cultural de pessoas com deficiência; e cursos profissionalizantes na área de artes, entre outras ações estruturantes para a cultura da cidade.

Para o secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini, o plano é uma vitória do setor cultural da cidade. “O Plano Municipal de Cultura foi construído coletivamente por várias gerações de artistas, produtores e gestores culturais, e é o ponto culminante de uma arquitetura de participação implantada já há muitos anos em Niterói. Foram várias mãos que lutaram para que essa ação acontecesse, e quero destacar em especial a atuação dos ex-secretários Victor De Wolf e Leonardo Giordano. É um plano fundamental para democratizar a gestão da cultura e orientar a política cultural do município”, afirmou Santini.

Foto: Divulgação/ PMN

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Publicidade
Top