Prefeitura realiza pesquisa sobre uso de trailer sanitário nas praias


Espaço foi aprovado por 99% das pessoas que responderam ao questionário 

A Prefeitura de Niterói instalou um trailer sanitário com oito cabines, incluindo um para pessoas com deficiência, entre os dias 11 a 19 de junho, na Praia de Itacoatiara. O espaço foi aprovado por 99% das pessoas que estiveram no local e responderam a um questionário online se manifestando pela continuidade do serviço e 98,2% disseram que o trailer deveria ser expandido para outras praias. A iniciativa se deu através da Neltur, da Administração Regional da Região Oceânica e da Gestão de Orlas.

Para o presidente da Neltur, Paulo Novaes, é uma fase de experiência que precisa ser amadurecida por todos os órgãos envolvidos. Há uma necessidade de que todas as praias tenham banheiros que atendam os moradores, visitantes e turistas. “Temos certeza de que vamos avançar com este serviço como já estamos fazendo nos eventos”, destacou.

O trailer é equipado com fraldário e conta com uma equipe de limpeza e manutenção diária. O serviço gratuito com os trailers sanitários, ficou disponível de quinta a domingo, das 10h às 17h, atendendo uma média de 385 pessoas por dia. Nos finais de semana, a média subiu para 540 utilizações diárias.

“Niterói precisa de cultura de praia. A iniciativa do governo de Niterói vem corroborar para uma praia acessível, solidária e limpa. A pesquisa foi muito importante. Pensar a praia não só é importante para os banhistas, mas para o morador que através do trailer sanitário verá a praia mais limpa e organizada”, destacou o gestor de Orlas, Leandro Magaldi.

Durante os nove dias de operação, o trailer contribuiu, sobretudo, com a preservação do meio ambiente de forma consciente e sustentável. Foram coletados materiais como fraldas e absorventes, evitando assim o seu descarte de forma incorreta, na areia, restinga, no mar, calçadas e vias públicas da região.

“A instalação de sanitários é uma demanda antiga dos frequentadores da praia de Itacoatiara e foi comprovada através de pesquisa. A Secretaria Municipal da Região Oceânica está trabalhando para trazer melhores condições de uso da praia e seguirá acompanhando os desdobramentos até a instalação definitiva dos sanitários”, afirmou Binho Guimarães, secretário da Regional Oceânica.

A maioria das pessoas (72,6%)  que respondeu  a pesquisa de satisfação,  através  do questionário online,  é de Niterói. Moradores de cidades vizinhas como Rio de Janeiro, Maricá e São Gonçalo também participaram da pesquisa, assim como de outros estados, como de São Paulo e Belo Horizonte.

O trailer foi aprovado por 58,7% das mulheres e 41,3% dos homens. Os moradores apresentaram várias sugestões: no verão prolongar até mais tarde, vigilância no local e no dia-a-dia até 19h.

“Simplesmente maravilhoso! Amei a ideia, é super organizado”, “Sou moradora e adorei” A menina da limpeza muito caprichosa”, “Fiquei satisfeito com este serviço oferecido pela Prefeitura”, “Bem melhor que os químicos”, “É muito importante para quem faz caminhadas, exercícios, principalmente para os idosos”, “Crianças e famílias inteiras precisam desse serviço”, ‘A restinga não pode ser usada para as pessoas fazerem suas necessidades”. Esses foram alguns dos depoimentos dos frequentadores da praia que se manifestaram positivamente sobre a instalação do trailer.

Foto: Divulgação

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top