Prefeitura vai ampliar efetivo da guarda municipal para mil agentes

A Prefeitura de Niterói enviou na terça-feira (19) mensagem-executiva à Câmara Municipal para a criação de 286 novos cargos para…

Prefeito afirma que iniciativa era compromisso assumido e reforça que segurança pública é prioridade

A Prefeitura de Niterói enviou na terça-feira (19) mensagem-executiva à Câmara Municipal para a criação de 286 novos cargos para agentes da Guarda Municipal. Com a aprovação da proposta, a cidade vai passar a contar com mil guardas municipais, que é o limite máximo permitido pela Constituição para um município com o tamanho de Niterói. A iniciativa reforça que, apesar de ser uma atribuição do governo do estado, segurança pública é uma prioridade para a Prefeitura de Niterói.

O prefeito Axel Grael destacou que o aumento do número de guardas municipais é uma demonstração de que o Poder Executivo municipal não vai abrir mão de atuar de forma ativa e direta para garantir mais segurança para a população de Niterói.

“Este foi um compromisso que assumi durante o processo eleitoral e é mais um dos investimentos da Prefeitura de Niterói na Guarda Municipal. Desde 2013, o município realizou dois concursos para ampliação do efetivo da corporação, investiu em cursos de capacitação e na construção da Cidade da Ordem Pública, com instalações modernas para o trabalho da corporação”, explicou Axel Grael.

Ações 

Desde 2013, a valorização da Guarda Municipal é uma das prioridades da Prefeitura de Niterói. Foram realizados dois concursos que ampliaram o efetivo de 300 para 714 agentes. Agora, com a iniciativa do Poder Executivo, esse número chega a mil.

Em apoio às forças de segurança, a Prefeitura de Niterói criou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que possui cerca de 500 câmeras espalhadas pela cidade, que são monitoradas 24 horas por dia por agentes da Guarda Municipal e permitem a realização de ações integradas com as forças policiais. O Município também implantou um sistema de cercamento eletrônico com portais de segurança, onde 70 câmeras com tecnologia de inteligência artificial fotografam e analisam as placas de carros nas entradas, saídas e principais vias da cidade.

A Prefeitura também estabeleceu o Regime Adicional de Serviço (RAS) para os agentes de segurança trabalharem voluntariamente em seu horário de folga. Além disso, o Município aprovou o plano de cargos e salários da corporação, investiu em cursos de capacitação e na construção da Cidade da Ordem Pública, com instalações modernas para o trabalho da Guarda Municipal.

Mais policiamento – Outra iniciativa da Prefeitura de Niterói na área de segurança pública foi a renovação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), através de convênio com a Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro. O novo acordo aumentou o número de policiais nas ruas (120) com mais 40 vagas diárias, 20 em cada turno. No Proeis, a Prefeitura paga uma gratificação para policiais militares que aceitam trabalhar nas ruas de Niterói nos dias de folga, reforçando o efetivo da PM na cidade. O número de viaturas cedidas pela Prefeitura de Niterói passou de 15 para 25.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top