Rede municipal de ensino poderá exigir carteira de vacinação atualizada para matricular alunos


Tornar obrigatória a apresentação da carteira de vacinação atualizada da criança e do adolescente no ato da matrícula ou renovação da matrícula escolar na rede pública e privada da cidade. É o que propõe o Projeto de Lei 374/2021, de autoria do vereador Jhonatan Anjos (PDT), aprovado pela Câmara Municipal de Niterói, nesta quarta-feira (15).

O Projeto tem por objetivo, ampliar os mecanismos de proteção e melhor fiscalizar se o direito à saúde das crianças e adolescentes está sendo respeitado, resguardando e protegendo os direitos das crianças e adolescentes niteroienses, respeitando o direito à saúde disposto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Pesquisas apontam que número crescente de pessoas tem decidido adiar a vacinação de rotina, tanto suas quanto de seus filhos, que mantém doenças como poliomielite, tuberculose, sarampo, caxumba, rubéola e gripe sob controle. O que vai ao encontro das preocupações da Organização Mundial da Saúde e do Unicef de que a não vacinação pode colocar em risco os ganhos obtidos com a erradicação de uma série de doenças infantis.

“A vacinação é sabidamente uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, não apenas protegendo aqueles que recebem a vacina, mas também ajudando a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance do crescimento da contaminação. Para além de um dever moral com a comunidade, para as crianças e adolescentes, nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, é uma imposição legal aos pais e tutores” disse o vereador Jhonatan Anjos.

Aprovado por unanimidade pelos 21 vereadores e vereadoras o Projeto segue agora para análise e sanção do prefeito Axel Grael.

Foto: Divulgação/CMN

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top