Referência no estado, emergência do Getulinho completa 7 anos de sua reabertura

Mais de 7 mil crianças são atendidas por mês na unidade – cerca de 40% dos pacientes são de outros...

Mais de 7 mil crianças são atendidas por mês na unidade – cerca de 40% dos pacientes são de outros municípios

Getulinho. Foto: Luciana Carneiro

A emergência do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, Getulinho, no Fonseca, completou sete anos desde sua reabertura em 2013. Mais de sete mil crianças são atendidas por mês na unidade que é referência em atendimento de pediatria e recebe cerca de 60% dos pacientes de Niterói e 40% de outros municípios.


O resultado desse trabalho pode ser refletido na aprovação do serviço pela população. No setor de emergência, na manhã desta sexta (3), Rosane Luz levava seu neto de 7 anos, Gabriel Luz, após sofrer uma crise de asma e gripe alta. Depois dos cuidados da equipe médica de plantão, o menino recebeu alta no mesmo dia e a família seguiu para casa elogiando o atendimento.


“Eu vinha para esse hospital sempre que meus filhos adoeciam e fiquei muito triste quando ele foi fechado. Após a última reforma o hospital está maravilhoso, muito bem equipado, então é com satisfação que eu retorno aqui, agora com meu neto”, afirmou a professora aposentada que mora da região da Engenhoca.


A emergência possui duas salas de espera, sendo uma para recepção e outra para espera do atendimento médico, dois consultórios para classificação de risco, cinco consultórios médicos, sala de estabilização para pacientes graves com 2 leitos, sala de observação com 10 leitos, entre eles dois de isolamento.


A unidade conta ainda com sala de medicação e inalação, sala de curativo e procedimentos, sala de atendimento familiar, além de todos os demais ambientes necessários para o atendimento adequado e humanizado. A equipe é multiprofissional, formada por pediatras especialistas, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas.
“A reabertura da emergência do Getulinho foi muito simbólica como primeiro ato dessa gestão, em 2013. Mostra a preocupação da Prefeitura de Niterói com a Saúde.

Realizamos uma ampla reforma e ampliação da emergência, sem interromper o atendimento às crianças, e também entregamos um novo e moderno Centro Cirúrgico e CTI da unidade. O retorno da emergência trouxe tranquilidade para as famílias de Niterói, que contam com um serviço de qualidade para seus filhos”, afirma a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos.

Sala de Espera do Hospital Getulinho. Foto: Alexandre Vieira


O hospital oferece exames laboratoriais, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia. Sua estrutura conta com moderno e avançado CTI e Centro Cirúrgico que oferece cirurgias eletivas na área de cirurgia pediátrica, plástica, ortopédica e cirurgias de otorrinolaringologia, em parceria com o Hospital Universitário Antônio Pedro.


 A unidade também oferece atendimento ambulatorial com 14 diferentes especialidades, como pneumologia, dermatologia, nefrologia, neurologia, endocrinologia, anemia falciforme, hematologia, cirurgia geral, ortopedia, otorrinolaringologia, odontologia, alergista, cardiologia e cirurgia plástica.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top