Seminário Internacional Cultura e Democracia começa nesta quinta-feira (28), em Niterói


“Com a participação dos debatedores Mário Pragmácio (Advogado, Doutorando em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-RIO), Lucas Waltenberg (Sócio da Mistura Digital), Marina Bay Frydberg (Doutora em Antropologia Social) e Kyoma Oliveira (Músico e Professor do bacharelado em Produção Cultural da UFF), ‘Cadeia Produtiva e Sustentabilidade dos Artistas’, será o tema dessa quarta e última assembleia de 2015.” Composição da mesa: (Da esq.p/dir) Kioma Oliveira, Marina Bay Frydberg,Lucas Waltenberg, Mário Pragmácio e Leonardo Simões (Presidente do Conselho Municipal de Cultura)

Convidados de vários países vão discutir os desafios das políticas públicas para o setor; dia 28 de novembro vai ocorrer também a abertura oficial da 5ª Conferência Municipal de Cultura, na Sala Nelson Pereira dos Santos

Dando continuidade à edição realizada no ano passado e que agora contará com a presença de convidados do Equador, Colômbia, Chile, Argentina e Peru, a cidade de Niterói vai abrigar de 28 a 30 de novembro (quinta a sábado) o Seminário Internacional Cultura e Democracia.

O evento contará com debates, grupos de trabalho e também atividades de formação para os gestores, produtores culturais e artistas de Niterói e do Rio de Janeiro. O encontro terá atividades em vários espaços da cidade, como Museu de Arte Contemporânea (MAC), Sala Nelson Pereira dos Santos, Solar do Jambeiro e Museu Janete Costa de Arte Popular. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Durante o Seminário, debates como “Cultura em tempos de crise”“Desafios da gestão de políticas culturais na América Latina”, uma Audiência pública sobre políticas culturais e crise democrática no Brasil e um ato político-cultural, com participação de artistas e parlamentares, irão propor reflexões sobre a defesa da liberdade de expressão e opinião e a valorização da diversidade.

Niterói é hoje referência no fomento do acesso à cultura. Segundo dados coletados pela Folha de São Paulo no Tesouro Nacional, Niterói é a cidade que mais investe no setor em relação ao orçamento no estado do Rio de Janeiro e está entre as 10 no Brasil.

Segundo o Secretário Municipal das Culturas de Niterói, Victor de Wolf “o seminário, além de trazer nomes importantes do cenário nacional e internacional das políticas culturais, acontece no marco de ações e iniciativas importantes em Niterói, como os investimentos de 8,5 milhões em editais públicos, dentre os quais o fomento às artes, incentivo à produção audiovisual e Política Municipal de Cultura Viva, entre outros”

SOBRE A CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Na abertura do Seminário Internacional Cultura e Democracia, na quinta-feira, 28 de novembro, às 18h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, será lançada a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Niterói. A abertura contará com as presenças do prefeito Rodrigo Neves, do Secretário das Culturas de Niterói, Victor de Wolf, e do presidente da Fundação de Arte, André Diniz.

Com intensa participação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, o processo de mobilização e participação popular ocorrerá durante mais de quatro meses, de novembro de 2019 a março de 2020. O objetivo é desenvolver diversas e amplas ações de consulta e diálogo nos territórios da cidade para despertar o interesse do cidadão sobre as políticas de cultura.

O Seminário Internacional Cultura e Democracia e a 5ª Conferência são realizados pela Superintendência de Financiamento à Cultura (SIMFIC) da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Secretaria Municipal das Cultura (SMC) e Conselho Municipal de Políticas Culturais, com apoio da Sala Nelson Pereira dos Santos, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Solar do Jambeiro e Museu Janete Costa de Arte Popular. A produção é da Contra Regras.

SOBRE A FUNDAÇÃO DE ARTE


Com uma história que remonta ao ano de 1967, a Fundação de Arte de Niterói-FAN é diretamente subordinada à Secretaria Municipal das Cultura. Fazem parte da FAN o Teatro Municipal João Caetano, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Popular, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a Sala Nelson Pereira dos Santos, a Igreja de São Lourenço dos Índios, o Museu Janete Costa de Arte Popular, a Biblioteca Parque Niterói, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói e o Solar do Jambeiro, onde se situa também a Coordenação de Documentação e Pesquisa.

SERVIÇO:

O que? Seminário Internacional Cultura e Democracia

Onde? Museu de Arte Contemporânea (MAC), Sala Nelson Pereira dos Santos, Solar do Jambeiro e Museu Janete Costa de Arte Popular

Quando? 28 a 30 de novembro de 2019 (quinta-feira a sábado)

Quanto? Entrada gratuita mediante credenciamento nos locais dos eventos

Informações: (21) 2620.6101 / culturaniteroi.com.br

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top