Dia D de vacinação em Niterói tem movimento 30% maior do que em 2024
O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) realizada no sábado (10), em toda a cidade de Niterói, registrou um aumento de 30% na aplicação de doses na comparação com 2024. A mobilização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contou com a participação de 1.000 profissionais e aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas Regionais, Módulos do Médico de Família do município, além de postos instalados no Plaza Shopping, no Clube Central e no Mercado Municipal.
O prefeito Rodrigo Neves tomou a dose da vacina junto com a mãe, Maria Luiza Neves, de 81 anos, na Policlínica Regional de Itaipu, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.
“Parabéns a toda equipe dirigente e profissionais da Saúde de Niterói pelo resultado extraordinário da campanha de vacinação contra a gripe neste dia D em 2025. Registramos aumento de 30% de doses aplicadas em relação ao ano passado. A população de Niterói sabe que a vacina salva vidas”, destacou Rodrigo Neves.
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, ressaltou o resultado do trabalho dos profissionais na campanha de vacinação e lembrou que o imunizante segue disponível nas unidades de saúde.
“Vacinas salvam vidas. Pedimos que os moradores da cidade compareçam às unidades”, afirmou a secretária.
Moradora de Itaipu, a designer Michele Cardoso, 43 anos, foi tomar a vacina contra a gripe junto com a filha Valentina, de 6 anos.
“Acho muito interessante o Dia D porque todas as pessoas têm a possibilidade de se vacinar. Quem não pode durante a semana teve a oportunidade de vir aqui no fim de semana, por conta de trabalho e também por várias outras situações”, disse Michele ao lado da filha.
Além da vacina contra a gripe, também foram aplicadas doses contra o sarampo, para crianças a partir de 1 ano de idade e adultos de até 59 anos. Quem compareceu aos postos teve a oportunidade de atualização da caderneta de vacinação.
Sobre a influenza – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.
Sobre o sarampo – O sarampo é uma doença viral aguda altamente contagiosa, que pode causar complicações graves e levar ao óbito. A doença se espalha facilmente entre pessoas não vacinadas, por isso é importante manter alta cobertura vacinal. A vacina utilizada é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.
Foto: Luciana Carneiro
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".