UFF recebe visita do Diretor-Geral Adjunto da Agência Internacional de Energia Atômica – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

UFF recebe visita do Diretor-Geral Adjunto da Agência Internacional de Energia Atômica


No dia 23 de junho, a Universidade Federal Fluminense (UFF) recebeu a visita do engenheiro e cientista Hua Liu, a mais alta autoridade na área de Cooperação Técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). Desde 2021, Hua Liu ocupa o cargo de Diretor-Geral Adjunto e Chefe do Departamento de Cooperação Técnica da IAEA, acumulando mais de 30 anos de experiência nas áreas de ciência nuclear e proteção radiológica.

O principal objetivo da visita é apresentar os benefícios gerados pela doação do equipamento de SPECT ao Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), fruto da parceria entre a IAEA e a UFF. Entre os avanços alcançados, destacam-se a duplicação do número de exames realizados, o maior conforto para os pacientes — com exames realizados em apenas um terço do tempo anterior — e o fortalecimento da formação de pessoal capacitado, com o treinamento simultâneo de doze profissionais: seis residentes de medicina nuclear, quatro residentes de física médica e dois estagiários de biomedicina da UFF.

Segundo o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, “essa parceria da UFF com a IAEA é de extrema importância para expandir nosso alcance, qualificar nossa infraestrutura e contribuir para o avanço desse conhecimento tão importante que é o uso pacífico da energia nuclear para fins de diagnóstico e atendimento à população através do SUS”, ressalta.

O professor Cláudio Tinoco Mesquita, vinculado à Faculdade de Medicina da UFF e doutor em Medicina Nuclear, afirma que está prevista para novembro a inauguração de um novo setor de medicina nuclear no Huap. “Trata-se de um marco na modernização da infraestrutura hospitalar da UFF. O novo setor dedicado à medicina nuclear será um ambiente projetado segundo padrões internacionais de segurança radiológica, dotado de salas blindadas, controle de acesso e fluxo inteligente de pacientes e materiais. Essa nova estrutura amplia significativamente a capacidade diagnóstica do hospital, permitindo a realização de exames altamente especializados, como cintilografias cardíacas, ósseas e renais, fundamentais para o diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças”, explica.

O professor ainda acrescenta que na nova área, além da câmara SPECT doada pela IAEA e já em uso, também terão início as operações de PET-CT – exame de imagem híbrido que combina a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) e a Tomografia Computadorizada (CT). “Haverá uma ampliação significativa da capacidade de atendimento do Huap para uma população de aproximadamente dois milhões de pessoas que dependem deste hospital como único centro de referência na medicina pública em medicina nuclear”, destaca.

Equipamento do Huap amplia atendimento à população através do SUS

Equipamento do Huap amplia atendimento à população através do SUS

Durante a visita, Hua Liu afirmou que a cooperação da IAEA com o governo brasileiro e o Huap é muito importante. “Precisamos colaborar com instituições e hospitais empenhados em expandir sua capacidade no tratamento do câncer. A UFF pode exercer um papel de grande relevância em nível nacional, regional e também na América Latina. Agradeço à UFF pelo apoio e pela qualificação dos estudantes, residentes e professores, incluindo os alunos vindos de outros países latino-americanos e africanos. Para a AIEA, é fundamental que os Estados-membros atuem conosco no combate ao câncer. Nossa parceria será contínua e cada vez maior — estamos entusiasmados com o futuro. Muito obrigado!”. 

Além da melhoria dos atendimentos, a parceria internacional possibilitou o desenvolvimento de pesquisas avançadas da UFF na área nuclear em colaboração com a IAEA, com destaque para o Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais (Lara) e para o Laboratório de Radiocarbono (LAC). Segundo o professor Roberto Meigikos dos Anjos, vinculado ao Departamento de Geoquímica da UFF, o Lara e o LAC são as contrapartes brasileiras perante a IAEA em temas ambientais. “Coordenamos cinco projetos nacionais, regionais (América Latina e Caribe) e internacionais (reunindo cerca de 60 países ao redor do mundo). Nossos laboratórios já receberam da IAEA cerca de dez milhões de dólares em equipamentos e três milhões em capacitação técnica de sua equipe”, destaca.

A visita de Hua Liu à UFF, representando a Agência Internacional de Energia Atômica, reforça, portanto, a cooperação técnica consolidada ao longo dos anos, que se traduz em benefícios concretos para a população, com diagnósticos mais rápidos e precisos, além de posicionar a UFF como referência nacional e internacional em medicina nuclear e estudos ambientais.

foto tirada do fundo da sala durante uma conferência, mostrando as autoridades que estão sentadas num palco e plateia.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".