Professores da UFF se destacam em ranking internacional de cientistas
A UFF celebra mais uma conquista para a ciência brasileira: onze docentes da instituição foram reconhecidos como Melhores Cientistas em suas áreas de atuação na 4ª edição do ranking internacional da plataforma Research.com, uma das mais relevantes no acompanhamento da produção científica mundial.
A presença em plataformas como o Research.com contribui para a projeção da ciência brasileira no cenário internacional, pois trata-se de uma ferramenta democrática de disseminação do conhecimento, que facilita o acesso a pesquisas recentes e promove um espaço de diálogo e intercâmbio de experiências entre cientistas de diversas partes do mundo.
Essa conquista reafirma a força da ciência brasileira e o compromisso da UFF com a produção de conhecimento de excelência. A professora da Faculdade de Medicina Veterinária da UFF, Mônica Freitas, destacou-se na plataforma por sua atuação em novas tecnologias no processamento de métodos sensoriais inovadores para desenvolvimento de alimentos e bebidas.
Segundo a pesquisadora, o caráter inovador e sustentável de seus estudos colaborou para que obtivesse o reconhecimento. “Os trabalhos publicados tratam de assuntos bastante atuais e contemporâneos na área de ciência e tecnologia de alimentos, como desenvolvimento de produtos lácteos funcionais, em particular probióticos e prebióticos, além de novas tecnologias utilizadas no processamento de alimentos, como o aquecimento ôhmico e ultrassom, que têm um maior apelo à sustentabilidade e maior geração de compostos bioativos que são benéficos a saúde do consumidor”, explica.
Para ela, essa projeção no Research.com revela a força da universidade na produção científica nacional e internacional. “A UFF ganha visibilidade no cenário científico – nacional e internacionalmente – e mantém sua tradição como centro gerador de conhecimento aplicado e útil à sociedade, mostrando a força da pesquisa aplicada desenvolvida no Rio de Janeiro, concretizando o processo de inovação que é realizado aqui“, destaca.
Já o professor Sérgio Souto Maior Tavares, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFF, destaca a importância das parcerias na sua trajetória na ciência. “Nos últimos anos, fiz parcerias com outros pesquisadores, como os professores André Pimenta (IFRJ), Hamilton Ferreira Gomes de Abreu (UFC) e Javier Velasco (INT), que renderam bons trabalhos. Internamente, na UFF, também ressalto as parcerias com o Instituto de Física e o Laboratório de Catálise. Essa troca é fundamental, pois com a escassez de recursos, é preciso trabalhar em colaboração”, salienta.
Professores da UFF reconhecidos nos rankings da Research.com:
- Mônica Q. Freitas e Patricia Azambuja – Biologia
- Celso C. Ribeiro – Ciência da Computação
- Carlos E. L. Ferreira – Ecologia
- Celso C. Ribeiro e Eduardo Uchoa – Matemática
- Sérgio Souto Maior Tavares – Mecânica e Engenharia Aeroespacial
- Walter Lilenbaum – Medicina Veterinária
- Mauro V. Mendlowicz – Psicologia
- Lisiane Veiga Mattos e Vitor Ferreira – Química
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".