Bibliotecas Populares de Niterói têm aumento de 21% no número de usuários cadastrados

Rede gerida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) saltou de 7,5 mil para 9,5 mil leitores inscritos em dois anos

As Bibliotecas Populares de Niterói, geridas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) através da Subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais (SSPET), registraram um aumento de 21% no número de usuários cadastrados em dois anos, chegando agora a 9,5 mil pessoas inscritas.

As bibliotecas têm uma equipe de atendimento formada por bibliotecários, servidores públicos e estagiários, além de um acervo que abrange os mais variados segmentos: bebês, crianças, jovens, adultos, idosos e candidatos a uma vaga em concursos públicos.

A Biblioteca Cora Coralina, uma das seis bibliotecas abertas, atraiu o estudante Rodrigo de Carvalho, de 21 anos, que começou a frequentá-la no final de 2022 em busca de um espaço tranquilo para leitura e estudos.

E além de ser um local de leitura, pesquisa e estudo, as bibliotecas populares de Niterói são também pontos de cultura, possibilitando a troca de experiências entre seus frequentadores e incentivando o desenvolvimento da vida sociocultural da cidade.

A SME e a FME de Niterói fecharam uma parceria em 2018 com a UNIRIO, através dos Programas de Pós-Graduação em Biblioteconomia e Memória Social. Essa parceria deu origem ao projeto de extensão “Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas”, coordenado pela professora Daniele Achilles. Entre as ações previstas no projeto está o investimento na automação e sistematização dos acervos, a inclusão de acessibilidade nos espaços das bibliotecas públicas e a inclusão sociodigital das comunidades. Essas iniciativas visam aprimorar o atendimento e o acesso à informação nas bibliotecas populares de Niterói, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural da cidade.

“As bibliotecas são espaços diversos, múltiplos. É incrível saber que, além da leitura, conseguimos agregar conhecimento através de eventos, oficinas e apresentações artísticas, musicais e culturais. O nosso objetivo é que o usuário seja a peça-chave do sistema, e que não só frequente os espaços, mas pertença a eles”, declarou.

A gestão do sistema é feita pela Secretaria Municipal de Educação (SME), através da Subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais (SSPET). O atendimento em cada unidade é feito por uma equipe formada por bibliotecários, servidores públicos e estagiários. As atividades e acervo abrangem os mais variados segmentos: bebês, crianças, jovens, adultos, idosos e candidatos a uma vaga em concursos públicos.

O estudante Rodrigo de Carvalho, de 21 anos, começou a frequentar a Biblioteca Cora Coralina, no Centro de Niterói, no final de 2022, em busca de um espaço mais tranquilo para ler e estudar.

“Estar aqui é muito importante para aumentar o meu conhecimento sobre diversos assuntos, sobre a história da minha cidade e outros temas em geral. Estar na biblioteca permite que você tenha um foco maior para estudar as matérias da escola e para se dedicar a outras leituras. Além do conhecimento, os livros contribuem para a nossa formação e permitem compreender a realidade que vivemos”, destacou.

Entre as atividades desenvolvidas pelas bibliotecas, podemos citar: oficinas; palestras de interesse social; ações de cidadania; atividades literárias como contação de histórias, saraus, apresentações, encontros com autores; campanhas de doação de acervo; parcerias com universidades em projetos de extensão; e atividades culturais na cidade de Niterói.

Por estarem localizadas próximas a instituições como Programa Médico de Família, postos de saúde, Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), associações de moradores e escolas públicas, as Bibliotecas Populares de Niterói também promovem atividades como campanhas de vacinação, cuidados e orientações referentes à saúde, palestras informativas sobre programas sociais dos governos, ações voltadas para orientação profissional, além de atividades externas, como passeios e visitações a museus e outros equipamentos culturais.

A Coordenadora Geral das Bibliotecas, Fernanda Frambach, ressaltou que o objetivo da ampliação de atividades é garantir o direito à informação, à cultura, à cidadania e à literatura.

“As ações desenvolvidas são pensadas para que os usuários reconheçam estes locais enquanto espaços de convivência, de partilha de saberes e expressão de sua realidade. Nosso desejo é que as Bibliotecas Populares de Niterói sejam um ponto de encontro comunitário, aberto, gratuito, acolhedor e democrático, onde todos possam se sentir pertencentes e constituidores de memórias e conhecimentos”, destacou.

Parceria – Em 2018, a SME e a FME fecharam uma parceria com a UNIRIO, através dos Programas de Pós-Graduação em Biblioteconomia e Memória Social. Trata-se do projeto de extensão “Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas”, coordenado pela professora Daniele Achilles. Segundo ela, entre as ações previstas está o investimento na automação e sistematização dos acervos, a inserção da acessibilidade nestes espaços e a inclusão sociodigital das comunidades.

“Queremos incentivar o desenvolvimento do espaço da biblioteca pública como um lugar de experiências, vivências e de encontro. O Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói vem construindo esses espaços como lugares antropológicos porque são feitos por pessoas, com pessoas e para pessoas”, concluiu.

Para conferir a agenda mensal com todas as atividades promovidas pelo Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói, basta acompanhar as redes sociais de cada unidade. Para se cadastrar, é necessário comparecer a uma das unidades com um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. O horário de atendimento é das 8h às 17h. Confira abaixo os endereços das unidades que fazem parte do sistema:

Localização e funcionamento das bibliotecas

Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo
Endereço: Rua Tenente Osório, 73 – Vila Ipiranga, Fonseca
Contatos: E-mail: bibpopaguinaldo@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 3607-8479

Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/n – Campo de São Bento, Icaraí
Horário de funcionamento: Segunda à sexta, de 8h às 17h
Contato: E-mail: bibpopanisio@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2719-6486

Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina
Endereço: Rua São Pedro, 108 – Centro, Niterói
E-mail: bibpopcora@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2717-3289

Biblioteca Popular Municipal Lídice Fróes Rodrigues
Endereço: Av. Carlos Ermelindo Marins, 34, CEU – Jurujuba
E-mail: bibpoplidice@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2715-4020

Biblioteca Popular Municipal Monteiro Lobato
Endereço: Rua Luiz Palmier, s/n – Barreto, Niterói
E-mail: bibpopmonteiro@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2704-2045

Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco
Endereço: Rua Jornalista Sardo Filho, s/n, CSU – Ilha da Conceição
E-mail: bibpopsilvestre@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2719-6901

Fotos: Divulgação / Secretaria Municipal de Educação 

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top