Como Cabo Frio está enfrentando a COVID-19


Unidade terá 21 leitos de UTIs com respiradores

A Prefeitura de Cabo Frio disponibiliza para a população um hospital exclusivo para atender pacientes com suspeitas ou diagnosticados com o novo coronavírus (COVID-19). A unidade será inaugurada nesta sexta-feira (10), às 10h. O prédio passou por reparos, além de medidas de segurança como desinfecção prévia para o início do atendimento ao público. A Prefeitura fez uma requisição administrativa do antigo Unilagos, localizado no bairro Jardim Flamboyant.

A estrutura física do local é composta por 21 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com respiradores e 60 leitos. Equipes de saúde lotadas em unidades de saúde com atendimento restrito, para evitar aglomerações, serão remanejadas para este novo espaço.

“Estamos preparando a estrutura, nos antecipando mais uma vez, para garantir o atendimento a nossa população, em caso de confirmação de novos casos”, disse o prefeito, Dr. Adriano Moreno.

Prefeitura de Cabo Frio reforça atendimento em Saúde

Como parte de uma série de ações de infraestrutura de saúde do município e no combate ao coronavírus, a Prefeitura recebeu mais uma ambulância de unidade básica com capacidade para UTI. A entrega foi feita pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Essa, soma-se às três ambulâncias equipadas recebidas na última semana, uma para criança, que ficará baseada no Hospital da Mulher; para idoso está no Hospital de Tamoios; e outra para adultos, que está na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Parque Burle.

Todas estão interligadas com a Rede Municipal de Saúde para prestar o atendimento de forma ágil à população cabo-friense.

“Vamos vencer o aumento da curva de crescimento do coronavírus, prevista para aumentar no mês de abril. A aquisição da UTI móvel é mais uma medida necessária para que possamos salvar a vida das pessoas. Cabo Frio está preparada hoje para qualquer eventualidade e isso não seria possível sem os profissionais da saúde, Guarda Municipal, Postura, Segurança e toda a população que está ficando em casa”, disse Dr. Adriano Moreno.

Canal de Comunicação da Prefeitura informa a população sobre o coronavírus

Integrando o pacote de medidas do governo municipal para conter a disseminação da doença, a Prefeitura criou o atendimento telefônico gratuito para informações sobre o coronavírus. O serviço vai funcionar todos os dias, 24 horas, no número 0800 022 1160 e tem como objetivo servir também como base de apoio a população para esclarecimento de dúvidas sobre a Covid-19.

Isolamento social é necessário

A Prefeitura de Cabo Frio ressalta a necessidade de que os cidadãos fiquem em suas casas, evitando a aglomeração de pessoas e a disseminação do vírus. Como medida preventiva visando a saúde a população cabo-friense, o prefeito Dr. Adriano Moreno regulamentou ações de enfrentamento ao COVID-19 previstas nos decretos nº 6.202, de 13 de março de 2020; nº 6.205, de 16 de março de 2020; nº 6.210, de 19 de março de 2020; nº 6.211, de 19 de março de 2020, nº 6.214, de 20 de março de 2020, nº 6.218 de 23 de março de 2020 e nº 6.228 de 7 de abril válidas até o dia 20 de abril de 2020 podendo ser prorrogadas ou ampliadas, de acordo com a evolução da pandemia e das orientações das autoridades de saúde. Os documentos estão disponíveis no site da Prefeitura de Cabo Frio.

Além disso, hábitos simples de higiene são as melhores formas de prevenção da doença, como lavar bem as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos pessoais; e manter os ambientes ventilados de acordo com orientações do Ministério da Saúde.

Foto: Eduardo Cerqueira

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top