Dois talentos da Música Brasileira nasceram no dia 17 de março

Elis Regina Foi em um sábado, 17 de março de 1945, em Porto Alegre que Elis Regina nasceu. Sua trajetória...

Elis Regina

Foi em um sábado, 17 de março de 1945, em Porto Alegre que Elis Regina nasceu. Sua trajetória musical foi marcada pelo talento vocal, musicalidade e notável presença de palco.


A pimentinha, como carinhosamente era chamada, chegou a ser comparada com grandes cantoras americanas como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holliday. No começo da carreira, as estrelas eram outras, vozes como de Ângela Maria e Maysa, inspiraram a cantora que decolou de Copacabana, a partir das apresentações do Beco das Garrafas, para os grandes festivais e programas próprios como o Fino da Bossa, ao lado de Jair Rodrigues.


Elis, como Maria Betânia, tinha a capacidade de imprimir sua marca nas canções compostas por jovens compositores como Belchior, João Bosco, Aldir Blanc, Ivan Lins e Vitor Martins.
Se viva estivesse, Elis faria 76 anos. Sua obra, no entanto, permanece na memória de inúmeras gerações.


Para quem aprecia a boa música popular brasileira, vale conferir logo abaixo, Como Nossos Pais, de Belchior. Uma demonstração de como Elis Regina imprimia técnica e emoção nas canções que interpretava.

Antônio Maria

Hoje, 17 de março, Antônio Maria completaria 100 anos. Compositor, jornalista e cronista, o pernambucano marcou a história da música e da literatura, com suas letras e crônicas em torno das coisas do coração.

Seus textos, considerados atemporais, podem ser conferidos até o final de 2021. em uma coletânea com 200 crônicas, compilada pelo escritor Guilherme Tauil. Suas músicas passeiam por gêneros diversos, como frevo e samba canção.

Entre seus maiores sucessos, estão “Ninguém me ama”, “Manhã de carnaval”, “Menino grande” e “Valsa de uma cidade”, gravadas e regravadas mesmo décadas depois de sua morte precoce.

Valsa de uma cidade, pode ser conferida, a seguir, nesta versão com Rita Lee. Por tudo que representa para a música e a crônica brasileira, Antônio Maria merece todas as homenagens.

Marcio Kerbel


Marcio Kerbel – Jornalista



Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top