Presidente Lula Inaugura Maior Obra de Dragagem do Brasil em Niterói

Saiba como foi a cerimônia de início da dragagem do Canal de São Lourenço em Niterói e como isso pode…

Niterói deu início àquela que é considerada a maior obra de dragagem do Brasil, conforme anunciado nesta terça-feira (02). A cerimônia, realizada no Porto da cidade, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do prefeito de Niterói, Axel Grael, e do ex-prefeito e atual secretário Executivo do município, Rodrigo Neves. O evento marcou o início das atividades para a expansão do Canal de São Lourenço. Esta obra tem como propósito facilitar o acesso de embarcações de grande porte à infraestrutura aquaviária do Complexo Naval e Portuário de Niterói, situado na Baía de Guanabara. Para tornar esse projeto viável, a Prefeitura de Niterói está investindo R$ 140 milhões. O objetivo principal é impulsionar a produção naval e pesqueira da região, com a expectativa de gerar aproximadamente 20 mil empregos diretos e indiretos.

“Voltamos com o compromisso de colocar a casa no lugar. Só em janeiro e fevereiro, a gente já gerou 500 mil empregos formais. Podem ter a certeza que vai vir mais coisa para Niterói, como a Escola de Pesca, que vamos executar junto com a Prefeitura. Tenham certeza que a gente vai recuperar a indústria naval brasileira porque não é possível um país do tamanho do Brasil, onde 90% de todo o comércio é feito pelo mar, ter um déficit comercial na balança por conta dos nossos produtos (da indústria naval) serem todos importados e comprados em navios de bandeira estrangeira”, destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A dragagem nesta seção da Baía de Guanabara acontecerá entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói, aumentando a profundidade (calado) de 7 para 11 metros. Isso possibilitará a melhoria da operacionalidade dos estaleiros, o estímulo à construção de novas embarcações e o aumento da atividade do setor de reparos e offshore. Na década de 1970, a indústria naval e a marinha mercante empregavam mais de 40 mil trabalhadores no estado. Em 2014, a Frente Marítima, junto com o setor pesqueiro, também empregava cerca de 40 mil pessoas. Somente em Niterói, eram mais de 20 mil trabalhadores.

Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a Prefeitura busca introduzir em Niterói o que há de mais moderno na indústria pesqueira, inspirando-se nos portos pesqueiros de grandes cidades europeias e asiáticas, visando beneficiar pescadores e armadores. Além disso, seguindo modelos internacionais, a área também será utilizada para leilões, abrangendo uma extensão de 6.548 metros quadrados.

O prefeito Axel Grael ressaltou que um novo terminal pesqueiro na região atenderá à indústria pesqueira de todo o estado, colocando Niterói entre as principais cidades do país em termos de captura, exportação e distribuição em larga escala de pescado industrial.

“A dragagem do Canal de São Lourenço vai viabilizar o funcionamento do Terminal Pesqueiro. Uma parceria com o Governo Federal nos permitiu municipalizar este equipamento. A obra aumentará a profundidade do canal, o que vai ampliar significativamente a capacidade de navegação do local. Paralelamente a isso, fizemos um pedido ao BNDES para que abra crédito especial para as empresas que estão se estruturando na cidade, a partir desta obra, para que possam estar em competitividade com outras do setor”, explicou Axel Grael.

Rodrigo Neves, ex-prefeito e atual secretário Executivo da Prefeitura, ressaltou que, assim como o Brasil, Niterói está ajustando sua rota para recuperar seu destaque na indústria naval. A cidade possui 35 berços de atracação (públicos e privados) homologados pelo Governo Federal, totalizando mais de 3.300 metros lineares de cais acostáveis, com profundidades variando entre 4 e 9 metros.

“Um ciclo de governos progressistas fez de Niterói uma referência de boa gestão, de qualidade de vida. Isso foi graças ao esforço consciente do nosso povo, que votou pela democracia, votou pelos direitos humanos e votou pela preservação das nossas florestas e da nossa Baía de Guanabara. Hoje, temos a oportunidade de nos reinventarmos como uma cidade indutora de desenvolvimento sustentável, uma cidade que valoriza suas vocações e que sabe aproveitar suas potencialidades”, concluiu Rodrigo Neves.

O início da dragagem do Canal de São Lourenço em Niterói trará diversos impactos positivos na cidade, como:

Desenvolvimento Econômico: A dragagem pode impulsionar a indústria naval e pesqueira, gerando mais empregos diretos e indiretos na região. Isso pode aumentar a renda das famílias e estimular o crescimento econômico local.

Investimentos e Infraestrutura: O projeto pode atrair investimentos para Niterói, tanto do setor público quanto privado, para desenvolver a infraestrutura portuária e naval, melhorando a competitividade da cidade nesses setores.

Atração de Negócios: Com a melhoria da infraestrutura aquaviária, Niterói pode se tornar um polo atrativo para empresas do setor naval e pesqueiro, aumentando a atividade comercial e empresarial na cidade.

Turismo e Qualidade de Vida: Um desenvolvimento econômico sustentável pode levar a melhorias na qualidade de vida dos habitantes de Niterói, além de atrair mais turistas interessados na atividade portuária e na cultura marítima da região.

Desenvolvimento Sustentável: O projeto pode ser conduzido de forma a promover práticas sustentáveis, protegendo o meio ambiente e os ecossistemas marinhos da Baía de Guanabara, o que contribui para um crescimento equilibrado e duradouro de Niterói.

O impacto da dragagem do Canal de São Lourenço em Niterói pode ser significativo, não apenas para a economia local, mas também para o desenvolvimento social, cultural e ambiental da cidade.

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