NOSSO WHATSAPP: (21) 96701-8652


Festival de Fondue de Petrópolis: 30 dias de sabores incríveis começam nesta sexta-feira (30)

O festival, que acontece anualmente, reúne uma seleção cuidadosa de restaurantes, bares e cafeterias que estão prontos para surpreender os…

Nesta sexta-feira (30), Petrópolis abre suas portas para um festival gastronômico imperdível. Durante 30 dias, a cidade se transforma em um verdadeiro paraíso para os amantes do queijo derretido, das frutas envoltas no chocolate, nos cremes que aquecem a alma. Vai ser dada a largada para oFestival de Fondue, Caldos e Cremes, com recorde de participantes:  75 restaurantes, bares e delicatessens. O festival organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau chega à sua 14a edição se consolidando como um dos maiores do país e acontece em estabelecimentos em toda a cidade, do Centro Histórico aos distritos.


O festival, que acontece anualmente, reúne uma seleção cuidadosa de restaurantes, bares e cafeterias que estão prontos para surpreender os paladares mais exigentes. São dezenas de opções gastronômicas espalhadas pela cidade oferecendo pratos únicos e deliciosos que celebram a diversidade culinária. O festival oferece ainda uma agenda de oficinas em espaços como shoppings do Centro Histórico e Itaipava para que o público possa colocar a mão na massa e aprender receitas e a harmonizar o fondue com as bebidas prediletas da estação.  A programação e os participantes estão relacionados no site www.visite petrópolis.com.


“A atmosfera acolhedora e encantadora de Petrópolis é o cenário perfeito para desfrutar de momentos especiais ao redor da mesa. Com suas ruas charmosas e arquitetura marcante, a cidade proporciona uma experiência única, combinando o prazer da boa comida com a beleza de suas paisagens. Como o festival dura um mês é possível apreciar ao máximo todas asopções”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau,Samir el Ghaoui.


Além dos menus especiais preparados exclusivamente para ofestival, haverá também workshops e eventos temáticos, onde os visitantes poderão aprender técnicas culinárias e explorar novos sabores. A participação nas oficinas pode ser garantida neste link.


“A cidade ganha vida com a energia dos chefs talentosos e apaixonados, que estão prontos para compartilhar seu conhecimento e despertar o’paladar dos participantes e o objetivo é esse: que todos possam apreciar,curtir, aprender e formar uma memória afetiva com a cidade e suas atrações”,afirma o Samir el Ghaoui.


Clássicos, inusitados, criativos e até mesmo fitness e funcionais: festival é para todos
E os pratos do festival vão desde o clássico fondue de carne, queijo e chocolate até as variações inusitadas como o fondue de coxinha,o de doce de leite, de goiabada e o de leite Ninho com Nutella. E a criatividade não para quando o assunto são os cremes e caldos feitos especialmente para a temporada. Vai de caldo de sururu, um fruto do mar muito parecido com a ostra e prato típico do nordeste ao creme de cogumelos trufados.


E não falta nem a opção fitness, que é o caso da Habitué, com unidades no Centro Histórico e em Itaipava, que participa com caldos saudáveis, conceito que norteia o empreendimento, especializado em pizzas e que é focado em receitas fitness e funcionais. Nestes estabelecimentos são oferecidos os caldos protéicos (aipim e frango), caldo nutritivo (abóbora com carne seca) e o caldo low carb  com chuchu e couve como ingredientes principais.


Mas um clássico é sempre um clássico e não pode faltar. É o caso do  tradicionalíssimo fondue (de carne, queijo e chocolate) da Quinta da Paz Resort. A casa também oferece o‘raclette Montagnarde’, considerada a verdadeira receita original do prato, da região de  Haute-Savoie, nos Alpes Franceses. A raclete é feita com queijo suíço gratinado em um aparelho específico da região,  acompanhado de batatas calabresas, cebolas e pepinos em conserva, , cenouras, palmito, tomates cereja e frios diversos.
Este ano o cogumelo também virou protagonista em algumas casas que participam do festival.  A Brassaria Matriz apresenta um creme de cogumelos trufados, acompanhado de focaccia artesanal. E com mais um diferencial: os cogumelos Paris e Shitake vem fresquinhos da produção rural do Bonfim, uma das regiões que dá a Petrópolis o título de maior produtora de orgânicos do Estado.
Tem ainda o ‘capuccino’ de cogumelos, uma criação do Zai Sushi, porque, sim, os restaurantes japoneses também participam. Outro de culinária oriental que adere ao festival é o Kinpai Sushi Bar, com caldinho de frutos do mar.


“O grande barato do festival é essa criatividade e que explode em sabores que alcançam todos os gostos. Como o festival dura um mês inteirinho é a oportunidade para um tour pelos restaurantes para conhecer muitas variações do fondue e de caldos e, é claro, ter bons momentos com família e amigos”,afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.
O Festival de Fondue, Caldos e Cremes de Petrópolis tem opatrocínio do Pátio Petrópolis Shopping, Euro Colchões e Bruna Alink Hair.

Oficinas vão ensinar receitas e truques para pratos de inverno


E o Festival também vai interagir com o público e de forma deliciosa: chefs vão ensinar receitas,dicas e segredos dos pratos em oficinas gratuitas.  As inscrições estão abertas no seguinte link e também na hora da oficina (se ainda houver vagas).
As oficinas acontecem em julho em quatro espaços com a seguinte agenda:
Hipershopping no Alto da Serra
Dias 15, 22 e 29, às 17h30 – pão sem glúten,oficina kids e caldos

Shopping Vilarejo – Itaipava
Dia 08, às 13h – fondue de queijo e chocolate

Arcádia Mall – Itaipava
Dia 1°, às 13h (creme de ossobuco com batatas e agrião)

Pátio Petrópolis Shopping – Centro Histórico
Dia 15, às 14h, oficina de caldos
Dia 29, às 14h, oficina de fondue

SERVIÇO:
14ª edição do Festival de Fondue, Caldos e Cremes de Petrópolis
Local: 75 restaurantes,bares e delicatessens
Período: de 30 de junho a 30 de julho
Comoencontrar: lista completa em www.visitepetropolis.com
Inscrições nas oficinas: acessar o link

Petrópolis Convention & Visitors Bureau Assessoria de imprensa Estela Siqueira(24) 99818-6386

 
Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Prefeitura de Niterói Retoma Vacinação Contra a Covid-19
Prefeitura de Niterói Lança Edital de R$ 3 Milhões para Projetos de Proteção Social
Niterói Bike Fest 2024 Celebra Cultura da Bicicleta e Lança Livro Comemorativo
Prefeitura de Niterói Realiza Fiscalização de Ônibus no Terminal Rodoviário João Goulart
Novo Regulamento Urbanístico: Entenda as Regras de Uso do Solo no Município